Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil na internet é iniciada no Amazonas

Por Redação |
Foto: Divulgação |

O Amazonas foi o estado escolhido para o início da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil na Internet, lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, nesta terça-feira (11/10). Durante a ação, que ocorreu em parceria com o Governo do Amazonas, houve a entrega do documento norteador para a implementação da Casa da Criança e do Adolescente Brasileiro.

A mobilização nacional para o tema ocorreu com a presença do governador Wilson Lima, das primeiras-damas do Brasil, Michelle Bolsonaro, do Amazonas, Taiana Lima, e pela Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Brito.

A ministra Cristiane Britto enfatizou que o Amazonas tem apresentado resultados positivos no enfrentamento à violência infanto-juvenil. “Nós escolhemos o estado do Amazonas, representando a região Norte, e foi muito simbólico e significativo, porque foi o primeiro estado do Brasil a assinar nosso Pacto de Proteção pela Criança, a ter uma lei instituída para instalar nosso Centro Integrado de Proteção à Criança, que vai ser modelo para o Brasil e para o mundo; e porque estamos vendo os resultados dessa reunião de esforços”, pontuou.

Em 2019, o Governo do Amazonas assumiu o compromisso de combate à letalidade infantil, junto ao Governo Federal e, este ano, assinou a lei estadual que cria o Centro de Atenção Integrado à Criança e ao Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência no âmbito do Estado. Outro avanço na área foi o programa Criança Protegida, que começou a ser implantado em 2021, sob a coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e já alcança 11 municípios.

“A questão do compromisso com a criança e adolescente não passa só pela repressão, mas passa também pelo acolhimento, pela dotação da infraestrutura nas unidades hospitalares e maternidades, para que na primeira infância, no parto a mulher tenha esse atendimento. Aqui o compromisso do Governo do Amazonas de continuar trabalhando por essa política de inclusão, de acolhimento”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro disse que os índices de violência também apresentam queda no âmbito nacional.

“Nós estamos muito felizes de estar lançando aqui em Manaus a campanha nacional de combate à violência sexual infantil na Internet. De 2019 a 2021 caiu 53% o número de mortes por agressão à criança e adolescente no Brasil. Este é um compromisso do nosso governo em proteger e cuidar das nossas crianças”, pontuou.

Diretora do Lar Batista Janell Doylle, que atende centenas de crianças em risco social e integra a rede de assistência coordenada pelo estado, Magaly Araújo destaca a importância do alinhamento estre as esferas para a continuidade do trabalho.

“Existir políticas públicas que visem a proteção das nossas crianças e adolescentes é de essencial importância. Quando a gente tem apoio de todas as esferas, a gente trabalha melhor, porque o trabalho fica robusto e a gente fala a mesma língua. A pessoa que precisa ser alcançada na proteção vai ter melhor resultado”, avaliou.
O evento, realizado no Centro Convenções do Amazonas Vasco Vasques 2, zona centro-sul de Manaus, também contou com a presença da ex-ministra e senadora eleita, Damares Alves; do deputado estadual João Luiz; deputado federal Alberto Neto e vereadores de Manaus.

#Campanha #Proteção #Crianças #Internet

Oferecimento:
Últimas notícias em Radar