Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Câmara Municipal de Autazes aprova a criação de auxílio temporário para taxistas e canoeiros

Por Anne Silva |
Foto: Winnetou Almeida/Divulgação |

A Câmara Municipal de Autazes aprovou na última segunda-feira (17), a criação de auxílio temporário para taxistas e canoeiros que operam na AM-254 e que foram prejudicados durante o período sem acesso via estrada pela BR-319. A rodovia teve duas pontes danificadas em um intervalo de 10 dias comprometendo o acesso a cidade. Antes da ponte sobre o Rio Autaz Mirim despencar, no dia 8 de outubro, a ponte sobre o Rio Curuçá já havia desabado no fim de setembro e deixou quatro mortos, 14 feridos e uma pessoa desaparecida. 

A proposta apresentada pelo vereador Fernando Oliveira (PSC) visa minimizar os danos dos trabalhadores que tem sua fonte de renda no transporte de passageiros para a cidade de Autazes. Segundo ele, cerca de 120 taxistas e canoeiros estão com a renda comprometida. “Solicitei que os profissionais levantassem uma proposta baseado no faturamento médio para apresentar e conseguir pelo menos o combustível de subsídio ou algo nessa estimativa. Esperamos atender essas categorias que tiveram a diminuição no fluxo diário de passageiros”, afirmou o vereador.  

Ainda de acordo com o parlamentar, a cidade já sente os efeitos do isolamento e o maior impacto são os reajustes dos preços que sofreram alterações devido a logística. “Apesar de termos os barcos para transporte de passageiros e mercadoria, o município sente o impacto do isolamento terrestre, especialmente quanto ao transporte de cargas, combustível e quem possui veículos que geralmente trafega até a capital”, disse.  

O parlamento municipal aprovou a proposta e o próximo passo é o debate com as categorias para formular a proposta que deverá ser apresentada a prefeitura de Autazes.     

Situação de emergência  

O governador do Amazonas, Wilson Lima, (União Brasil) decretou situação de emergência nos três municípios diretamente atingidos pela queda das pontes: Careiro da Várzea, Autazes e Careiro. 

De acordo com o governo estadual, há desabastecimento de alimentos, remédios e combustíveis. Também há risco das cidades ficarem sem energia elétrica. Cerca de 100 mil pessoas estão sendo afetadas após os acidentes 

Trecho em construção   

No trecho onde a primeira ponte caiu, o Dnit afirma que concluiu os acessos necessários às margens do rio para possibilitar a operação das balsas. A expectativa é retomar o quanto antes a trafegabilidade por completo na rodovia, de acordo com a autarquia. 

#Ponte #Autazes #Política #BR319

Oferecimento:
Últimas notícias em Autazes