A doce trajetória da confeiteira Fernanda Carvalho em Manacapuru
Por Eduardo Melo* |
Foto: Arquivo pessoal |
Em celebração ao mês das mães, o No Ar compartilha a trajetória da mãe, esposa, acadêmica e empreendedora, Fernanda Duarte Carvalho, de 33 anos, natural de Manacapuru.
Desde a infância, Fernanda já tinha uma certa admiração pela arte da confeitaria. Aos 19 anos, iniciou seu primeiro curso profissionalizante na área e, após a criação da Império Doce Confeitaria, essa passou a ser a sua principal fonte de renda.
Porém, no início de sua trajetória, ela teve que enfrentar alguns desafios que colocaram à prova seu amor pela profissão de confeiteira.
“Meu maior desafio foi que, alguns anos atrás, o município de Manacapuru não dispunha dos recursos, como os próprios utensílios, para serem usados no manuseio da produção de bolos e doces”, relembrou.
Sobre a dificuldade de expandir seu negócio, Fernanda menciona que sua maior dificuldade está nas entregas e em encontrar um espaço bem localizado no município. Já para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, Fernanda possui uma estratégia própria.
“Minha estratégia é manter-me atualizada nas tendências desta área, inovando e mantendo a qualidade dos meus produtos. Para fidelizar os clientes que me acompanham por cerca de 12 anos, procuro sempre atendê-los como se fosse sua primeira encomenda”, ressaltou.
Em relação aos planos para o futuro, a confeiteira é enfátia: “Meus planos para o futuro são procurar cada vez mais me especializar nesta área, continuar incentivando mulheres mães desempregadas no município e, futuramente, poder compartilhar meus conhecimentos com outras mulheres, criando um espaço de cursos gratuitos. Assim como tive esta oportunidade, quero que outras mulheres também tenham”, disse.
“Assim como todas as áreas trazem benefícios e dificuldades, a confeitaria não é diferente. Ao entrar neste mercado, devemos estar cientes de que somente a prática nos trará a oportunidade de nos tornarmos profissionais de excelência. Não desista no primeiro obstáculo, pois a perseverança produz experiência, e a experiência produz a esperança de que vamos alcançar nossos objetivos”, concluiu.
Para acompanhar o trabalho de Fernanda ou solicitar um orçamento, é só acessar a página da confeitaria no instagram: @imperiodoce_confeitaria
*Do projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru