A trajetória da artesã Francisca Rosário e sua paixão pelo artesanato e a educação
Por Eduardo Melo*|
Fotos: Eduadro Melo |
Francisca Rosário Pereira, de 66 anos, natural de Manacapuru, sempre foi uma amante da educação e do conhecimento, se esforçando e se dedicando ao aprendizado desde muito jovem. Prova disso, é o fato dela estudar outras línguas, como o japonês e o inglês, tendo adiqurido o conhecimento básico desses idiomas.
No ano de 2006, em uma feira no Parque do Ingá, Francisca decidiu fazer alguns cursos de capacitação voltados para a área do artesanato. “Foi assim que eu fui gostando dessa área, e depois fui atuando na frente desse trabalho, como organizadora, presidente e sempre fazendo parte da organização”, relembra Francisca sobre seu começo de carreira.
Francisca conta ainda que começou por trabalhos que não lhe agradava muito e então tomou a decisão de parar de trabalhar para terceiros e decidiu abrir seu próprio negócio. “Eu disse pra mim mesma ‘quero ser dona do meu próprio nariz’, Jesus vem me ensinando e o que eu aprendo eu vou repassando conhecimento aos outros “, diz a artesã.
Dos seus cursos de capacitação, ela menciona que tem curso de qualificação do Sebrae desde do ano 2000, Senai, Senac, dentre outros.
Ao ser perguntada sobre qual é sua maior motivação na área do artesanato, Francisca não tem dúvida em responder. “É sempre estar incentivando e passando meu conhecimento sobre a arte para os jovens e a quem chega a mim, estou pronta para ajudar”, ressalta Francisca.
Sobre sua paixão pelo artesanato, ela ainda completa. “Foi um amor assim, que eu senti de verdade que esta área era pra mim, e então fui mais afundo nela buscando sempre me capacitar”, afirma Francica que complementa ainda, dizendo que o mais importante no artesanato é o acabamaento.
Para o futuro, Francisca conta que está com sonhos ousados para esse ano de 2024 e uma dessas metas, seria montar sua própria escola técnica de artes.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru