
Abril Azul: psicóloga de Autazes explica importância da conscientização sobre o autismo
Foto: Reprodução/internet
Sendo um período de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul trata-se de uma data estabelecida em 2007 pela ONU, como uma forma de apoio à milhões de pessoas que sofrem de Transtorno do Espectro Autista em todo o mundo, e é fundamental para a tomada de medidas para promover a inclusão, o respeito e a compreensão em relação à elas.
A iniciativa é abordada em vários municípios e cidades ao redor do mundo, no qual serão realizadas palestras e ações ao longo do mês. Em Autazes, algumas dessas ações já tiveram início, com profissionais e autoridades tomando a frente da campanha.
A psicóloga especialista em Terapia ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Eliane dos Santos Galvão, 41 anos, fala sobre o valor e importância do Abril Azul.
“Essa é uma oportunidade para intensificar as ações voltadas para o autismo, como forma de proporcionar mais informações sobre as características comportamentais do espectro, de forma que a mensagem permaneça ao longo do ano”, comenta.
“A realidade que observamos hoje, é que ainda há pouco conhecimento sobre o assunto por parte da sociedade, o que acaba ocasionando certa discriminação e exclusão em relação essas pessoas com Transtorno do Espectro Autista, onde os mesmos, muitas vezes precisam “mascarar” sua condição para se adaptar e conviver em sociedade”, afirma ainda.
A mensagem principal, segundo a profissional, é a de união, apoio e respeito para criar uma sociedade inclusiva e propícia às necessidades de todos. Para mais informações relacionadas à conscientização do Abril Azul, é possível contatar a psicóloga pelo número: 99300-2598 ou pelas redes sociais: @psicologaelianegalvao.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes
Oferecimento:

