Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Acre é um dos maiores produtores de café do Norte do Brasil; conheça mais sobre a qualidade e produção do grão

Foto: Marcos Vicentti/Secom

 

 

O Acre se destaca como segundo maior produtor de café da região Norte e está atrás apenas de Rondônia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui 1.062 hectares de café plantado. Os dados são de 2022, mas a estimativa é de crescimento em 2023 e 2024. Os municípios mais produtores são: Acrelândia, Brasileia, Manoel Urbano e Mâncio Lima.

De acordo com a coordenadora da cafeicultura da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Michelma Lima, investir no pequeno e médio produtor rural, incentivar a agricultura familiar, alinhada à preservação da floresta e primar pela qualidade do produto, são alguns dos principais objetivos do Estado na cadeia produtiva do café no estado.

Crescimento 

Sobre dados, ela destaca que em 2017 existiam dois viveiros de mudas de café e, atualmente, existem 19 viveiros registrados. “Esse dado demonstra um aumento significativo da cafeicultura no Acre”, declarou Michelma.

Com o crescimento acentuado da produção do café na região do Juruá, nasceu a cooperativa para atender os pequenos produtores da região, a Coopercafé. Com mais de 138 cooperados, 94% deles da agricultura familiar, a cooperativa compra as sacas de café dos produtores pelo preço da atual cotação de mercado.

Segundo o presidente da Coopercafé, a estimativa de crescimento para o próximo ano é promissora. “Com todos os investimentos do governo, nós iremos colher em 2024 cerca de 9 mil sacas de café e,  pela nossa estimativa,  iremos colher entre 35 a 39 mil sacas em 2025,  somente na região do Juruá. Acreditamos que estamos no caminho certo”, declarou Jonas Lima.

Incentivo a produção

Em agosto de 2024, o governo do Acre instituiu a Lei nº 4.393 com objetivo de elevar o padrão de qualidade do café acreano, por meio de estímulos à produção, industrialização e comercialização de cafés de categorias superiores. Como instrumentos dessa política de incentivo, o governo irá disponibilizar crédito rural para a produção, industrialização e comercialização. Terão prioridades de acesso ao crédito e financiamento os produtores familiares e médios produtores rurais.

 

*Com informações da Agência Acre

 

#produçãorural #cafe #cruzeirodosul #acre

Oferecimento:
Últimas notícias em Produção Rural