Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Acreana de Cruzeiro do Sul ganha destaque com ‘Bambons’ de Cupulate: ‘O cupuaçu mudou a minha vida’

Foto: Bruno Moraes/Sete

 

 

De sabor forte e ácido, o cupuaçu é um fruto da Amazônia que ganha receitas versáteis sem precedentes nas mãos da chefe de cozinha Adalgisa Mariano. Natural de Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do estado do Acre, Adalgisa está há cerca de 28 anos modelando o cupulate ideal, uma receita de sabor peculiar que caiu no gosto do público em várias regiões do país.

Feito a partir do pó do caroço do cupuaçu, Adalgisa molda e transforma o produto em “bambons”, uma nomenclatura criada por ela para os famosos bombons de cupulate que produz. “O cupulate não é chocolate, o cupulate é o pó do caroço do cupuaçu”, acrescenta.

Famosa pelas receitas de cupulate, Adalgisa Mariano explica que ao longo da vida trabalhou como chefe de cozinha autodidata. Apaixonada pela gastronomia, ela detalha que as receitas com o cupuaçu começaram a ganhar forma por meio da influência das tias Izete e Enice Mariano.

Nos últimos anos, após ter chegado ao ponto ideal do cupulate, a chef Adalgisa teve um grande apoio do chef acreano Deocleciano Brito que a incentivou a participar de eventos gastronômicos nacionais, e neste ano de 2024, a chef participou de vários eventos ao seu alcance, lembrando da amizade e o sentimento de gratidão ao apoio do amigo de profissão.

Reconhecimento

Morando em Manaus há cerca de três anos, em tratamento de saúde, Adalgisa explica que sempre recebeu convites para participar de projetos gastronômicos. Em fevereiro deste ano ela aceitou uma proposta de entrevista para a revista digital Bonapeti. Esse foi só início de muitas atividades para as quais Adalgisa seria convidada ao longo do ano.

“Lá em Manaus as pessoas foram me descobrindo. E os clientes que eu tinha aqui do Acre souberam que eu estava lá. E com tudo isso, fui sendo convidada para algumas coisas, viajando para alguns eventos, cheguei a ser jurada no concurso nacional do Abras Chef [Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders], em Macapá [AP]”, destacou.

Em julho, a chefe participou da etapa regional do reality show Prato Brasil, um programa do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em parceria com os canais Sabor & Arte e Terraviva, e apoio da renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu. Adalgisa foi a grande vencedora da etapa.

“Confirmei a minha presença no reality show e eu tinha que usar obrigatoriamente o cupulate. E qual foi a minha surpresa: de todos os ingredientes na minha bancada, o jurado só conheceu o alho poró, e as minhas concorrentes usaram o tucupi, o jambú, o pirarucu, o açaí, e foi o cupuaçu que ganhou pela Região Norte. Então, é demais, é muita emoção”, disse a chefe.

Na etapa nacional, em São Paulo (SP), a chefe preparou uma receita especial, com ingredientes de vários estados: “Tinha que ser uma receita criada por mim, mas com ingredientes também de outra região. Levei de Manaus o cupulate em barra, do Acre eu levei o espumante de cupuaçu da Florisa Eu marinei um cordeiro do Rio Grande do Sul, usei o queijo de São Paulo e fiz uma mandioca ensopada com cupuaçu e cupulate”, lembrou.

No reality, 15 participantes das cinco regiões do Brasil foram avaliadas pelos jurados do Le Cordon Bleu. Na disputa final, a chefe acreana conquistou o terceiro lugar: “Eu fiquei muito orgulhosa que o Marcos Vieira, da Florisa, me apoiou porque eu queria marinar o cordeiro no espumante de cupuaçu do Acre. O cupuaçu mudou a minha vida”, finalizou Adalgisa.

 

*Com informações de assessoria de imprensa 

#reconhecimento #trajetória #cruzeirodosul #acre

Oferecimento:
Últimas notícias em Reconhecimento