Artista, natural de Cruzeiro do Sul, lança videoclipe em homenagem as belezas naturais e povos ancestrais
Foto: Divulgação
O videoclipe ‘Vem pra Amazônia’ do artista acreano Manoelzinho do Acre, natural de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, exalta referências aos povos ancestrais, bem como homenagear a cultura e as belezas naturais do estado mais ocidental do Brasil. O lançamento da produção aconteceu há pouco mais de duas semanas e pode ser apreciada através de seu canal no Youtube.
O projeto, desenvolvido por meio de um fundo para a cultura e com apoio da Lei Paulo Gustavo, conta com a participação da banda Swing da Mata e do secretário municipal de Cultura, Aldemir Maciel e é inserido no contexto amazônico.
A letra, segundo o artista, aborda aspectos particulares da Amazônia e mais especificamente do Acre, além de estender o convite a todos os continentes para participar do ritual ahayuasca.
“Através da música, da poesia, faço um convite a todas as nações a conhecer o Acre, a região do Juruá. Chamando os turistas para conhecer os indígenas, o ayahuasca, o rapé, o cambô, o Croa, as terras indígenas, como vai acontecendo na música. É uma forma de criarmos um registro cultural, e ter um portfólio de quando alguém pedir uma referência daqui, nós termos”, afirmou.
O artista, que adotou o codinome Uira para este primeiro trabalho, é autodidata, tem 45 anos e é artista há três décadas. Licenciado em Música pela Universidade de Brasília (UnB), é autor de mais de 100 canções autorais que retratam o dia a dia do acreano E vem da linhagem do Samba, Música Popular Brasileira (MPB), Bossa Nova e do Jazz.
*Com informações do Portal Amazônia