Cangaço Filhos de Silvino: uma tradição folclórica de Autazes
Por João Matheus*|
Fotos Arquivo pessoal|
Em 21 de abril de 2008, a cidade de Autazes, no Amazonas, testemunhou o nascimento de um novo grupo de cangaço: o Cangaço Filhos de Silvino. Surgiu de uma aposta entre amigos, que buscavam levar o cangaço para disputar o Festival Folclórico.
O nome “Filhos de Silvino” foi inspirado no grupo de cangaço de Manaus onde a fundadora dançava. Com a autorização do grupo, o Cangaço Filhos de Silvino iniciou seus ensaios na rua do São José, com pessoas novatas e experientes.
No mesmo ano de sua criação, o grupo estreou no Festival Folclórico e conquistou o título de campeão. Desde então, o Cangaço Filhos de Silvino já acumula quatro títulos, consolidando-se como um dos principais grupos dessa dança típica em Autazes.
A motivação para manter a tradição do cangaço veio do amigo Domingo Ribeiro. Com garra e dedicação, o grupo se prepara para cada Festival Folclórico, onde espera mostrar suas coreografias e espetáculo, e conquistar mais um título. Através de suas coreografias e espetáculos, o grupo mantém viva a memória do cangaço, uma forma de resistência e luta que marcou a história do Nordeste brasileiro.
O Cangaço Filhos de Silvino leva ao público a emoção e a beleza dessa dança folclórica. Seus integrantes, mantêm viva a chama dessa manifestação cultural.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes