Com bolsa feita em marchetaria, artista de Cruzeiro do Sul ganha prêmio internacional da Unesco
Por Redação* |
Fotos: Divulgação |
O acreano e artista Maqueson Pereira da Silva, natural de Cruzeiro do Sul, ganhou o Prêmio de Excelência Artesanal para a América do Sul, organizado pelo Conselho Mundial do Artesanato (CMA) e ocorrido em Santiago, no Chile. Com uma bolsa feminina feita em marchetaria, chamada de clutch, o artesão foi destaque no evento que celebrou a arte e a cultura sul-americana: o Mercado das Indústrias Culturais do Sul 2024 (Micsur).
Com artesãos de nove países da América do Sul, os produtos do Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile também concorreram ao cobiçado prêmio. Um dos critérios para seleção dos produtos foi a participação no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.
Sobre o artista
O Maqueson Pereira da Silva tem uma trajetória de mais de 35 anos dedicados ao artesanato. Já é um nome conhecido no Brasil e no exterior, com prêmios nacionais como o TOP 100 de Artesanato, e trabalhos de destaque, como a ambientação da loja da Farm, em Londres. Este prêmio internacional é um reconhecimento da dedicação e profissionalismo do artista.
O artista leva de três a cinco dias na produção de cada bolsa. Para a fabricação das diversas peças entre bolsas, caixas, porta-joias, chaveiros e quadros são utilizadas 156 espécies de árvores, sendo necessário a importação de alguns tipos da Alemanha. Todas as cores utilizadas na arte são naturais da madeira, apenas a cor azul é produzida através de um efeito químico, fazendo a árvore crescer com esta tonalidade.
Marchetaria
A quinta edição do Prêmio do Sebrae, que é uma iniciativa conjunta do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae), recebeu inscrições de 1.208 artesãos de todas as regiões do Brasil, demonstrando a diversidade e a riqueza do artesanato nacional.
A marchetaria é a arte de encaixar madeiras diferentes criando desenhos. Ele conta que conheceu por meio da marcenaria.
*Com informações do G1 Acre