Festa da Banana em Coari: uma tradição que fez história no Amazonas
Por Anthony Lopes* |
Fotos: Anthony Lopes |
Em 1989, foi criada a Festa da Banana em Coari, que se tornaria uma tradição anual a ser realizada no mês de dezembro. Desde a década de 1960, Coari se destacava como o maior produtor de banana do Amazonas, alcançando seu auge durantes as décadas de 70 e 80.
A festividade contou com uma comissão organizadora do Departamento de Cultura e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável(Idam) e incluiu diversas competições, como prêmios para agricultores pela produção e variedades de banana, concurso de comidas típicas, calouros e danças, além da eleição da Rainha da Banana.
A festa ocorreu na Feira do Produtor Rural, criada para atender as necessidades dos produtores e proporcionar um espaço seguro e organizado para as celebrações.
Até 2001, Coari continuou a celebrar a Festa da Banana, mas a produção começou a declinar devido a uma praga que afetou as bananeiras. Atualmente, a cidade realiza a Festa do Gás Natural, refletindo sua nova base econômica em recursos minerais.
Apesar dessa mudança, Coari ainda produz uma quantidade significativa de bananas que abastece outros municípios da região
A antiga Festa da Banana teve um papel cultural essencial para Coari. O evento celebrava a produção agrícola local, mas também promovia o orgulho comunitário e a valorização das tradições.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Coari