Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a origem da Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana em Autazes

Por Erick Menezes* |
Foto: Erick Menezes |

Um dos principais cartões postais do município de Autazes, a quase centenária Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana, impressiona moradores e turistas com sua imponente fachada nas cores azul e branca.

Mas qual será o início dessa trajetória? Isso você confere abaixo na reportagem especial do No Ar Autazes.

Primeiros Anos

No início do século XX, o Amazonas encontrava-se dividido devido ao movimento popular chamado cabanagem. Na época, várias famílias vieram para o Estado, vindas de outras regiões do Brasil e até do Peru. Essas famílias trouxeram consigo a religiosidade tradicional de suas terras natais e de seus familiares.

A construção da primeira capela ocorreu em 1925. Coberta de palha de babaçu e cercada de madeira, a igreja localizava-se nas proximidades onde à época, ficava o Fórum de Justiça. Anos depois, foi erguida uma nova capela na parte central do espaço onde hoje é a Praça Otaviano de Melo, nas proximidades do barranco, em frente à vila de Autazes.

Em 1930, no entorno da capela, foi realizada a primeira edição dos festejos de São Joaquim e Sant’Ana, tornando-se, anos depois, uma tradição do município de Autazes.

Alguns anos mais tarde, uma nova capela foi erguida, dessa vez, feita de madeira, coberta de alumínio e pintada de branco e azul.

Surge a Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana

A partir de 1970, a Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana começou a incorporar as procissões fluviais na abertura de seus festejos.

A construção da nova e definitiva igreja de São Joaquim e Sant’Ana deu-se no mesmo ano, sendo agora de alvenaria, tendo torres com sinos e auto falantes, que são usados para os informativos da igreja.

Em 1971, ao constatar o crescimento da capela e de sua comunidade, a Prelazia de Borba determinou que a igreja de São Joaquim e Sant’Ana deveria ter um padre próprio que morasse em Autazes. No mesmo ano, chegava à cidade o Padre Tiago. De origem francesa, o pároco permaneceu por mais de vinte anos em companhia da igreja. Ainda nessa época, o Bispo da prelazia de Borba, Dom Adriano deu todo apoio à comunidade para que fosse instituída como paróquia.

Durante os anos em que ficou responsável pela igreja, padre Tiago realizou muitas obras, sendo a principal delas, a construção de uma quadra própria da igreja onde se realizavam os arraiais de aniversário da paróquia.

Somente em 26 de julho de 1979, foi instituída a Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana Ana pela Prelazia de Borba, tendo como seu primeiro pároco o próprio padre Tiago. Após o padre Tiago houveram vários outros padres na paróquia, que atualmente é presidida pelo Padre Francisco Level, o primeiro pároco filho de Autazes.

Com o passar dos anos, novas obras foram sendo feitas na Paróquia de São Joaquim e Sant’Anna, dentre elas, a Secretária Paroquial, a Casa Paroquial, a Quadra da Igreja (batizada como o nome de Padre Tiago) e o Chapéu de Palha (onde ocorrem encontros e espiritualidades).

Dias atuais

Atualmente, a Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana também administra a Instituição Luz da Infância, uma casa de apoio e reforço às crianças carentes de Autazes.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, algumas atividades realizadas pela igreja acabaram sendo suspensas, dentre elas, os festejos dos padroeiros. Porém, em 2022, uma nova reforma realizada na igreja pelo pároco Francisco Level com a ajuda dos fiéis está em fase de conclusão, a fim de prepará-la para o tão esperado evento que ocorrerá de 06 a 16 de agosto. 

*Do projeto Jovens Comunicadores

Oferecimento:
Últimas notícias em Autazes