Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a trajetória vencedora da Ciranda Pérola Negra, tetracampeã do Festival Folclórico de Autazes

Por Erick Sebastião* |
Fotos: Pedro Nunes |

Criada em 12 de junho de 2012, a Dança Regional Ciranda Pérola Negra vem se destacando a cada ano como uma das principais agremiações folclóricas do Município de Autazes. Desde a sua primeira apresentação em 2015, na Escola Vida Gomes de Melo, a Pérola Negra têm proporcionado apresentações marcantes, não apenas para os cirandeiros, mas também para a comunidade em geral.

Atualmente, a Ciranda Pérola Negra conta com 45 pares de cirandeiros, demonstrando o crescimento e a popularidade da dança. A equipe de coordenação é composta por 15 membros, enquanto a banda que acompanha as apresentações tem 12 músicos. Juntos, eles criam uma sinfonia de ritmos e movimentos que cativam o público.

Os ensaios são momentos de grande dedicação e união. A maioria deles ocorre na rua Coronel Soares, nº 814, mas ocasionalmente, a quadra Nicolau Bello também se torna palco para o aprimoramento dos passos e coreografias da Ciranda.

Para a presidente da agremiação, Mara Carvalho, estar à frente da Ciranda Pérola Negra é uma um grande privilégio. “A dança em si se resume em uma grande família. Estou muito grata em estar a frente da Ciranda Pérola Negra e para o festival desse ano, temos grandes surpresas, em todos os sentidos”, ressaltou.

Além de Mara, fazem parte do corpo diretivo da Ciranda Pérola Negra, a vice-presidente Joyce Kelly e as coordenadoras Francisca, Carla Santos, Carla Giovanna, Miria Oliveira, Valter, Daysy e Adriano Gomes, que garantem que cada detalhe das apresentações da agremiação seja impecável.

Histórico vencedor

No último Festival Folclório de Autazes, realizado em 2023, a Ciranda Pérola Negra se apresentou no Parque de Exposições Jair Menezes Tupinambá com o tema: “Uma viagem aos encantos do Pará”, e acabou sagrando-se campeã pela 4ª vez.

A Ciranda já havia subido ao ponto mais alto do pódio em outras três ocasiões: 2015, 2017 e 2018. Agora, em 2024, tenta escrever mais um capítulo glorioso em sua história, em busca do 5º título de campeões.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes

#festivalfolcloricodeautazes #cirandaperolanegra #cultura #autazes #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura