Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça Manacapuru: terra das cirandas e lar de muitas lendas e histórias

Por Eduardo Melo* |
Fotos: Reprodução Internet |

Hoje, o No Ar Manacapuru embarca na Terra das Cirandas como é conhecida a cidade que é repleta de aventuras e curiosidades históricas.

De origem indígena, Manacapuru teve como primeiros habitantes os indígenas da etnia Mura e Torá, que migraram da região do rio Madeira, onde segundo a história, teria ocorrido a pacificação em 1785 e a “cidade” viria a ser fundada em 1786, tendo então 237 anos de origem, mas só viria a ser reconhecida como município em 16 de julho do ano de 1932, tendo atualmente 91 anos de fundação.

Manacapuru so foi experimentar um período de grande evolução no início do século 20, com um grande desenvolvimento econômico e cultural, sendo um importante centro de comércio e produção de borracha na região Amazônica.

Curiosidades e pontos fortes da cidade ribeirinha

O nome Manacapuru é uma palavra de origemindígena, formada pela junção de “manacá” e “puru”. A primeira vem de uma planta brasileira que em tupi, significa “flor”. A segunda, da mesma origem, quer dizer “enfeitado”. Dessa fforma, Manacapuru significa uma terrinha bem enfeitada, segundo os indígenas passados.

A região também é conhecida pela produção de guaraná, uma planta que é um ingrediente chave em muitas bebidas, como energéticos e refrigerantes.

Além disso, a cidade também é grande produtora de uma variedade de frutas, como o cupuaçu, o taperebá e o arazá, que fazem parte da gastronomia local.

Outro característica marcante da cidade, é o artesanato indígena, parte importante da cultura local, com produtos como cestas, joias e esculturas feitas à mão.

A Terra das Cirandas

Manacapuru é marcada por músicas animadas, ritmo contagiante e coreografias vibrantes, muitas vezes acompanhadas por instrumentos como tambores e flautas. Tradiconal na cidade o Festival de Cirandas de Manacapuru é um evento que ocorre durante 3 noites, uma vez por ano, contando com a participação de três agremiações: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, as quais já contamos as histórias delas no Portal No Ar.

Lendas famosas

A lenda do boto cor-de-rosa tem muito força em toda a Amazônia, e há muito relatos de casos dele em Manacapuru, onde um boto cor-de-rosa se transforma em um belo homem sedutor que sai das águas do rio para seduzir as mulheres que vivem nas comunidades ribeirinhas.

Outra lenda que ganha força, assim como em outros municípios, é a da dita cobra que dorme debaixo da Escola Nossa Senhora de Nazaré e da igreja Matriz do lado. A lenda diz que toda vez que ela se mexe acontece tremores em algumas partes do centro, loucura não? Mas tem diversos relatos.

Há também quem diga sobre a Gigante cobra que passa todos os dias as 18 h da tarde em frente ao Paraíso D’angelo, no rio Miriti com seus grandes olhos de fogo e pele escamosa.

E essa foi nossa breve passagem pelo maravilhoso município de Manacapuru, contando um pouquinho de sua grande história e se aventurando nos detalhes mirabolantes da cidade ribeirinha.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru

#historia #manacapuru #terradascirandas #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em História