Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça Patrícia Carvalho, artista do lettering e moradora de Ji-Paraná

Por Juliana Oliveira
Foto: Arquivo pessoal

 

A artista Patrícia Carvalho, de 24 anos, trabalha com lettering em Ji-Paraná, onde vive há 11 anos. Natural de Porto Velho, ela conta que desde criança teve conexão com desenho. No entanto, foi ao ingressar em uma faculdade na área da saúde, em 2019, que ela mergulhou no mundo do lettering: a arte de desenhar letras alternando formas, cores, tamanhos e combinações de estilos artísticos.

Patrícia explica que a necessidade de fazer mapas mentais frequentemente para uma disciplina de uma professora exigente, combinada com sua insatisfação com a própria caligrafia, a levou a praticar e pesquisar modelos, resultando na descoberta do mundo do lettering voltado para resumos acadêmicos.

Determinada a melhorar sua caligrafia, Patrícia treinou intensamente e, após receber um pedido de quadrinhos decorativos de uma amiga, abriu a página do Instagram @rabiscou_lettering em outubro de 2019, para aceitar encomendas. O nome foi escolhido pois sempre que alguém a questionava sobre o que ela estava fazendo, ela respondia “rabiscando!”

Desde então, as encomendas não pararam de chegar. Inicialmente, a artista focava em quadrinhos e placas decorativas, mas logo expandiu seu portfólio para incluir murais e artes em paredes, o que tem sido seu foco principal nos últimos 4 anos.

Entre os principais desafios enfrentados no início da carreira, a artista destacou a dificuldade em precificar seu trabalho e aprender as técnicas corretas para diferentes materiais. Ela contou que desenvolveu seu próprio método de trabalho graças a sua curiosidade e vontade de continuar tentando e que a cerca de 3 anos, vive da arte como sua única fonte de renda.

Para Patrícia, a maior motivação vem de ver outros artistas de sucesso e o impacto transformador da arte. “Não há nada mais gratificante do que ver sua arte fazer parte de grandes momentos, lembranças e homenagens. Toda arte gera uma história, e acho isso lindo!”. Atualmente, a profissional conta com o apoio de Miryan Pereira (@miryan.nayrim), que trabalha com ela há dois anos e é uma excelente profissional no lettering. Eventualmente, outras artistas auxiliam no desenvolvimento de trabalhos maiores.

Para aqueles que desejam seguir na área, Patrícia aconselha: “Treine muito, incansavelmente. Não se limite ao ‘eu não consigo’ ou ‘eu não sei fazer’. Arrisque-se e tente. A maioria das coisas que sei, aprendi tentando, mesmo sem saber por onde começar. Errar faz parte do processo para acertar”. No futuro, Patrícia planeja expandir suas atividades na área da educação, com projetos sociais e eventos, o que ela já faz atualmente em menor escala. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse o Instagram: @rabiscou_lettering.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná

#biografia #lettering #jiparana #rondonia

Oferecimento:
Últimas notícias em Biografia