Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Em defesa da Amazonia: Conheça os guarda-parques de Presidente Figueiredo

Por Fernando Acioli |
Foto: Acervo AGPAM |

A profissão guarda-parque é fundamental para o desenvolvimento e implementação de politicas de conservação do meio ambiente em áreas protegidas. De acordo com Juliano Moraes,

“A Associação Guardas-parques do Amazonas foi fundada em 04 de julho de 2020, no sitio Mãe Mundica, Km 68 da AM-240”, explica Juliano.

Os guarda-parques são instrumentos de apoio a gestão de unidades de conservação ambiental; são profissionais devidamente treinados e equipados para o trabalho dentro das áreas protegidas.

Fundada em Presidente Figueiredo a AGPAM (Associação de Guardas Parques do Amazonas), tem hoje 96 membros em todo o estado do Amazonas. Na terra das cachoeiras são 33 membros.

“A AGPAM tem como objetivo promover a proteção integral dos valores ambientais e culturais das áreas protegidas da Amazonia”, Destaca Juliano.

O guarda parque é um agente transformador. Entre inúmeras muitas atividades, eles são responsáveis por conduzir atividades de educação ambiental ao ar livre, em centros de visitação ou em escolas públicas.

“Trabalhamos para gerar mudanças transformacionais nas pessoas. Afinal proteger e valorizar nosso patrimônio natural é um dever de todos”, ressalta Juliano.

Juliano Moraes tem 38 anos, é técnico Agrícola e Presidente da AGPAM. Exerce orgulhoso a profissão de guarda vida. Além disso, ele e os demais protetores ambientais recebem e orientam visitantes, são treinados para prevenir e combater incêndios florestais, realizam ações de fiscalização em casos de infrações ambientais. Desempenham ações de caráter socioambiental, apoiam atividades de pesquisa cientifica e educação ambiental.

O Amazonas é o estado com maior território do Brasil, conhecido mundialmente pela sua biodiversidade. Proteger esse patrimônio natural não é tarefa fácil.

“Os guarda-parques trabalham pela conservação ambiental, alinhada a melhoria da qualidade de vida da população que tem na floresta amazônica o seu maior bem”, afirma Juliano.

Presidente Figueiredo é um município com enorme vocação ao ecoturismo, pelo numero elevado de cachoeiras em seu território, a fauna e flora também é destaque no município. Juliano conta que sua principal motivação como guarda parque útil para humanidade e o planeta.

“Ser um guarda-parque é uma profissão nobre, no qual tenho orgulho, estamos zelando pelo patrimônio ambiental, ajudando a preservar para que as futuras gerações tenham o privilegio de usufruir de todo bem que a natureza nos proporciona”, conclui Juliano.

#guarda-parques #meioambiente #ecoturismo #presidentefigueiredo #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Meio Ambiente