Conheça Elias Neto e o projeto “Coleta aí”, uma startup inovadora em Itacoatiara
Por Nívea Tamer*
Foto: Arquivo Pessoal
O engenheiro florestal Elias Neto se destacou em Itacoatiara, desde sua chegada em 2006 para atuar como professor temporário, com a fundação da startup “Coleta aí”, que é incubada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A “Coleta aí” surgiu como uma resposta ao problema da ineficiência da coleta seletiva. Elias explica que o sistema atual é falho, resultando em resíduos mal direcionados e sobrecarga nos lixões.
A iniciativa propõe uma solução simples: conectar quem produz resíduos recicláveis com quem precisa deles, como cooperativas e catadores.
Elias explicou que a ideia surgiu quando já atuava como professor na área de resíduos sólidos e percebeu a lacuna entre a legislação ambiental e sua aplicação prática.
Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos exigir o fim dos lixões até 2014, a realidade é diferente uma década depois. Para Elias e sua equipe, a tecnologia e a inovação são as chaves para finalmente tornar essa legislação uma realidade.
Além de melhorar a eficiência da coleta seletiva, ela contribui para a redução da pressão sobre os lixões, e geração de renda e emprego para os envolvidos na reciclagem. Para o futuro, a ideia é que o projeto alcance mais municípios.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara