Escola Municipal Herculano Achão de Castro completa 30 anos de fundação, em Manaquiri
Por Giovanna Cramer* |
Fotos: Divulgação|
Com aproximadamente 232 alunos e 26 funcionários, a Escola Municipal Herculano Achão de Castro conta sua história através da educação. No dia 03 de maio, a instituição completará 30 anos de fundação e é uma das mais importantes em Manaquiri.
O nome da Escola é em homenagem a Herculano Achão de Castro, o primeiro professor do município o qual ensinava jovens a luz de velas utilizando metodologia tradicionalista. Ele era um descente de chinês que chegou em Manaquiri, nos anos de 1920.
A pequena escola em que lecionava situava na comunidade do Jaraqui era coberta de palha retirada na própria localidade. Seus alunos somavam mais ou menos trinta discentes de uma única turma de multiseriada, com o compromisso e dedicação muitas vezes saía em sua canoa para buscar seus alunos pessoalmente, e assim trabalhou em prol da educação deste município ate os últimos dias de sua vida.
Após sua morte o município foi se desenvolvendo e consequentemente, houve um crescimento da população e varias escolas foram fundadas, para assim atender a demanda dos alunos que surgiram.
Em 1994, o então prefeito da época, Thomé Moraes Filho fundou no bairro Ajuricaba, a escola de 1º Grau, com estrutura de alvenaria, possuindo três salas de aulas e dependências administrativas, a qual recebeu o nome de Escola Municipal Herculano Achão de Castro, em homenagem àquele que foi um dos primeiros percussores em educação neste município.
Após a fundação, a escola funcionou durante o período matutino atendendo as modalidades de educação infantil e primária, e no período noturno com supletivo e telecurso 2000. Ate 1997, foi anexo da Escola Estadual Anselmo Jacob, passando a ser municipalizada com a ampliação do FUNDEB, passando a atender somente nos turnos matutinos e vespertinos e na modalidade de ensino infantil (jardim I e II).
Desde a sua fundação o prédio passou por duas reformas: uma em 1997 e a segunda em 2008. Atualmente, a escola é gerida pela professora Keiliane Lima de Moraes.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri