Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Farinha de mandioca é estrela de Festival, em Cruzeiro do Sul; evento deve atrair 160 mil pessoas durante festividade

Fotos: Marcos Santos/Secom

Somente no primeiro dia do Festival da Farinha, nesta quarta-feira (28), 50 mil pessoas passaram pelo estádio Arena do Juruá para conferir o show nacional do cantor Pablo do Arrocha e exposições de derivados da farinha de mandioca, o principal produto da economia cruzeirense.

A farinha é sinônimo de orgulho e de identidade do povo da terra dos Náuas, pois sua produção e comercialização gera riqueza e transforma sonhos em realidade.

Como começou essa relação

A produção da farinha iniciou-se entre 1877 e 1880, após a chegada dos primeiros migrantes à região, sobretudo os cearenses, que fugiam da grande seca do Nordeste. Com a derrocada da borracha, nordestinos aliaram suas técnicas ao conhecimento dos indígenas para produzir, neste rincão do Brasil, o alimento que possui sabor peculiar.

A produção se inicia após ser arrancada do solo a mandioca, levada para a casa de farinha, onde é colocada num equipamento chamado bolador para, em seguida, serem retiradas suas impurezas.

A primeira etapa é descascar a raiz manualmente e colocá-la em reservatório de água, misturada com cloro, para ser lavada. No interior da casa de farinha, a mandioca é triturada, prensada, peneirada, torrada, e, por fim, submetida ao processo de secagem. A partir daí, a farinha, principal estrela do festival, está pronta para a comercialização.

Recentemente, a Comissão de Agricultura (CRA) aprovou o projeto de lei que concede o título de Capital Nacional da Farinha a Cruzeiro do Sul. Outra conquista histórica se deu em 2017, quando a farinha do município se tornou o primeiro produto derivado da mandioca a receber o selo de Identificação Geográfica (IG).

Festival da Farinha 

A sétima edição da Festival da Farinha continua nesta quinta-feira, 28 de agosto, estádio Arena do Juruá com o final do Concurso da Realeza do Festival da Farinha, concurso de culinária e show nacional do cantor Koyote. Na sexta-feira, a população contará com o show nacional de Lairton e seus teclados. E no sábado, será o encerramento com o concurso Melhor Farinha e show nacional de Biguinho Sensação.

 

Com informações de assessoria de imprensa

#tradição #historia #evento #cruzeirodosul #acre

Oferecimento:
Últimas notícias em Tradição