Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Professora lidera projeto para reduzir capacitismo e promover a inclusão social em Instituto de Cruzeiro do Sul

Eduarda Almeida* | Foto: Eduarda Almeida

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Cruzeiro do Sul será palco da culminância do projeto ‘Diálogos que contribuem para a efetivação da Educação Inclusiva (DCEEI)’  liderado por Meyrecler Aglair de Oliveira Padilha, professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE). As atividades acontecem no sábado, 31 de agosto, a partir das 7 horas, e são voltadas a toda comunidade escolar.

Aos 41 anos de idade e com uma vasta experiência na área, Meyrecler identificou uma lacuna preocupante em sua trajetória: a ausência de projetos escolares dedicados à educação especial. Movida por essa constatação, ela e outros professores desenvolveram e implementaram a iniciativa no Instituto que promete transformar a maneira como a educação inclusiva é abordada.

Segundo ela, o objetivo do projeto é reduzir o capacitismo e promover a inclusão social de pessoas com transtornos, deficiências e altas habilidades/superdotação. Entre as temáticas das salas que serão expostas na Feira, destacam-se assuntos como deficiência auditiva, autismo, deficiência visual, altas habilidades, inclusão estatística, desafios inclusivos, e acessibilidade.

Outras áreas abordadas incluem a presença de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, transtornos como TDAH e dislexia, bullying, cyberbullying, e legislação inclusiva. Para a professora, a integração de toda a comunidade escolar é outro ponto forte do projeto. Ela acrescentou ainda que o sucesso do projeto poderá abrir portas para sua expansão em outros ambientes educacionais, promovendo uma cultura de inclusão e diversidade que transcreve.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Cruzeiro do Sul 

 

 

#educação #iniciativa #cruzeirodosul #acre

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação