Festival Amazonas de Ópera anuncia programação da 25ª edição
Por Redação |
Foto: Divulgação Sec |
A organização do Festival Amazonas de Ópera (FAO) anunciou a programação da 25ª edição do evento, em 2023 e as principais óperas até 2027, além realização, primeira vez no Brasil, da Assembleia Geral da Ópera Latinoamerica. Também foi anunciada a criação do Fundo do Festival Amazonas de Ópera, composto por uma diretoria e um conselho de patronos que pretende arrecadar, incialmente, R$ 50 milhões de futuros patrocinadores.
A direção da FAO informou ter convidado este ano a consultoria Levisky Legado para estruturar a sustentabilidade financeira de longo prazo do festival junto à sociedade civil para criar novo marco para o fortalecimento de um dos principais palcos líricos e mais longevos do País.
O fundo tem como objetivo atrair grandes patronos da arte e cultura, além de investidores e filantropos globais preocupados em garantir a sustentabilidade no planeta. O fundo tem também como objetivo cobrar dos governos futuros a manutenção dos aportes já existentes ao longo dos últimos 25 anos de festival e o compromisso com o Teatro Amazonas e os demais corpos artísticos.
De acordo com a direção do festival, o fundo também terá a missão de atender as exigências de governança, compliance e auditoria, ampliando ainda mais a transparência na gestão para que empresas e pessoas físicas do Brasil e do exterior se sintam seguras em investir recursos.
O festival tem direção artística do maestro Luiz Fernando Malheiro, um dos principais nomes da ópera no Brasil, com mais de 60 títulos regidos, inúmeros prêmios e passagens pelas principais orquestras e teatros prestigiados no Brasil, Itália, Espanha, Israel, Grécia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina, México e outros. Hoje o maestro é diretor Artístico e regente titular da Orquestra Amazonas Filarmônica.
“Apesar de todo o desenvolvimento do FAO, que até o momento conquistou tamanha relevância, a chegada do Fundo Festival Amazonas de Ópera me permite sonhar ainda mais alto, pensar em obras que ainda não montamos, convidar artistas internacionais e, principalmente, fortalecer a sua longevidade”, comenta Malheiro.
A presidência da Diretoria do fundo foi assumida por Flavia Furtado e a economista Claudine Anchite ocupa a Diretoria Financeira. Já o historiador Jorge Coli está à frente da Diretoria Curatorial. Na composição do fundo estão ainda o empresário Antônio Esteve, como presidente do Conselho de Patronos e a advogada Cris Olivieri ficou responsável pela formatação e estruturação jurídica e do seu regimento.
“O próximo passo do fundo será instituir o Conselho de Patronos com membros doadores”, disse o sócio-fundador e presidente da consultoria Ricardo Levisky. Este conselho terá doadores pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do exterior e o plano de cotas será apresentado em conjunto com o regimento interno com os aspectos de segurança de governança, transparência e gestão, informou Levisky.
O festival é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas (SEC). A realização do evento é de responsabilidade da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, vinculada à (SEC).
Programação da 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera – 2023
Óperas:
Francisco Mignone – ‘O Contractador dos Diamantes’
Gaetano Donizetti – ‘Anna Bolena’
Benjamin Britten – ‘Peter Grimes’
João Guilherme Ripper – ‘Piedade’
Concerto com a Orquestra de Câmara do Amazonas:
Modest Mussorgsky (1839-1881)
Canções e danças de morte
Transcrição: Marcelo de Jesus
Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
6 romances Op. 73
Transcrição: Marcelo de Jesus
Dmitri Shostakovich (1906 – 1975)
Sinfonia N° 14 em sol menor Op.135
Contrapartida social:
Apresentações do ‘Pequeno Teatro do Mundo’
Uma nova produção do ‘Navio Fantasma’
Ópera de Richard Wagner
Destaques das próximas edições
2024 | 26a edição
Giuseppe Verdi – ‘Simon Boccanegra’
Felicien David – ‘La Perle Du Brésil’
2025 | 27a edição
Richard Wagner – ‘Die Meistersinger Von Nürnberg’
Carlos Gomes – ‘Maria Tudor’
2026 | 28a edição
Aleksander Borodin – ‘Prince Igor’
Philip Glass – ‘Akhnaten’
2027 | 29a edição
Gioacchino Rossini – ‘Guillaume Tell’
Arthur Honegger – ‘Jeanne D’arc Au Bücher’