FVS faz treinamento com objetivo de melhorar a qualidade da água em Autazes
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até sexta-feira (24), um treinamento com a equipe técnica do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
O treinamento é realizado devido à troca do responsável técnico pelo Programa Vigiagua no município. O curso é realizado com parte teórica e prática. Entre as atividades desenvolvidas estão a análise da qualidade da água com base em parâmetros básicos: coliformes (bactérias indicadoras de contaminação), turbidez (aparência turva) e o cloro residual.
“Com a continuidade dos treinamentos realizados para atualizar o novo corpo técnico, a gente consegue aprimorar o Programa Vigiagua em Autazes. A análise da água é de grande importância, em especial quando destinada ao consumo humano. A população ganha em saúde”, frisa a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A coordenadora estadual do Vigiagua, instalado no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Geani Souza, destaca que o treinamento é uma forma de continuar os trabalhos do Programa Vigiagua na cidade.
“O treinamento é importante para que não haja descontinuidade da vigilância da qualidade da água no município de Autazes, dada a relevância, é importante que não tenha lacunas no processo de monitoramento da qualidade da água”, ressalta Geani.
Vigiagua
O Programa Vigiagua é uma iniciativa do Ministério da Saúde. No Amazonas, é coordenado pela GRNB do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA) na FVS-RCP, e já está presente em 40 municípios do estado. A fundação realiza o treinamento de qualidade da água que é executado pelas secretarias municipais de saúde.
Monitoramento
A análise de qualidade da água atua como ferramenta primordial para a gestão dos recursos hídricos, monitorando e avaliando as águas superficiais e subterrâneas. As práticas de monitoramento acompanham fatores que possam representar mudanças nas características químicas, físicas e microbiológicas da água.
Os parâmetros de qualidade exigidos variam de acordo com a finalidade de seu uso: na água potável ou própria para consumo Humano: não pode apresentar compostos como coliformes termotolerantes ou arsênicos.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.