Garrote Douradinho anuncia retorno ao Palco do Festival Folclórico de Autazes
Por Erick Sebastião* |
Fotos: Divulgação |
Recentemente, com a realização do esquenta do Festival Folclórico 2024, o município de Autazes foi surpreendido com a notícia do retorno de um dos mais importantes símbolos do festival no passado: o Garrote Douradinho.
Este icônico personagem, há muito tempo ausente dos holofotes, está prestes a ressurgir para encantar e emocionar as novas gerações.
Conforme Janaína Bello, Diretora da equipe do Garrote, eles almejam resgatar a imagem desse personagem que marcou gerações nos Festivais Folclóricos de Autazes.
Com um olhar voltado para o passado, a equipe busca reavivar a chama da tradição e restabelecer o merecido destaque ao Douradinho, cujo retorno promete reacender o brilho e a magia do nosso estimado festival.
“A expectativa é que o retorno triunfante do Garrote Douradinho traga consigo as memórias e a glória do Festival, unindo passado e presente em uma tradição da cultura Autazense”, concluiu Janaína.
Sobre o Garrote Douradinho
Criado em 1988, ele surgiu como uma brincadeira de roda chamada “Olho de Vidro”, na Escola Estadual Vidal Gomes de Melo.
Somente em 1989 é que o personagem Douradinho foi oficializado, sendo ao lado do Mineirinho, o Garrote protagonista do Festival Folclórico de Autazes, que acabava de ser criado. O Garrote seguiu se apresentando até 1994, conquistando o primeiro lugar quatro vezes consecutivas em todos os festivais.
Com a pausa do Festival em 1995, a Escola Vidal Gomes de Melo criou o seu próprio: O Avgnon, no qual o Garrote protagonizou por mais 10 anos, até ser esquecido.
Felizmente, com o retorno do Festival, esse personagem querido ressurge a fim de marcar presença na cultura autazense novamente.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes