
Guerreiros Mura completa 31 anos de tradição e conquistas em Manacapuru
Por Eduardo Melo* |
Foto: Marcio James/ Secretaria de Cultura |
Em agosto, a Ciranda Guerreiros Mura celebrou seu 31º aniversário, marcando mais de três décadas de história, tradição e sucesso no coração da cultura manacapuruense.
Fundada em 1993, a agremiação rapidamente se destacou no cenário das cirandas e se tornou uma das mais respeitadas e amadas do festival.
Histórico de Títulos
Ao longo desses 31 anos, a Guerreiros Mura conquistou diversos títulos, atualmente sendo detentora do título de maior campeã do festival. A agremiação é marcada pela inovação, força cultural e envolvimento apaixonado de seus brincantes.
A Guerreiros Mura é conhecida também pela forte identidade visual e coreografias que exaltam a cultura indígena, especialmente as raízes dos povos Mura, que dão nome à ciranda.
Com fantasias ricas em detalhes e apresentações que contam histórias ancestrais, a agremiação educa e preserva a memória cultural da região.
Planos para o Futuro
A Guerreiros Mura continua comprometida com a excelência e com a missão de perpetuar a cultura cirandeira. Com novos desafios e competições pela frente, a agremiação promete continuar honrando suas tradições, ao mesmo tempo em que busca inovar e surpreender nos próximos festivais.
O sucesso da Guerreiros Mura vai além das arenas de competição. A ciranda é um símbolo de união e força comunitária, com a participação ativa de moradores.
Carreata
Neste domingo (26/8), foi realizada uma carreata, com um show de torcida, fogos, cantos e cores, deixando as ruas bem agitadas no município.
Principalmente para quem é pitiu, como são chamados os torcedores da ciranda Guerreiros Mura, o evento pré-ciranda foi um sucesso.
Na carreata, as agremiações marcam um dia para se reunirem em um ponto de partida e percorrerem a cidade até o Parque do Ingá, comemorando e dançando o quanto quiserem até o grande dia chegar.
Neste ano, a ciranda Guerreiros Mura trouxe novidades. O local escolhido foi no coração da Liberdade, o “Encontro dos Amigos”, às 16h. Um palco foi montado no local, denominado “Palco Guaraci” (Sol), e contou com apresentações muito divertidas.
Após, a carreata seguiu em direção ao Parque do Ingá, onde estava montado o palco “Lacy” (Lua), que fechou a noite com chave de ouro, com muita música e fogos de artifícios.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru
Oferecimento:

