Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Instituto Chico Mendes realiza oficina de elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica Alto Maués

Foto: Divulgação

 

Durante a semana de 17 a 21 de março, a Coordenação de Planos de Manejo de Unidades de Conservação – COMAN e o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Maués realizaram a oficina de elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica (ESEC) Alto Maués, contando com a participação de representantes das secretarias de meio ambiente das prefeituras da região onde a unidade de conservação está inserida, como a de Maués, Borba, Nova Olinda do Norte, Apuí, no Amazonas e Jacareacanga e Itaituba, no Pará, além da Secretaria de Educação do município de Maués (AM).

Durante a oficina, moderada pelos servidores da COMAN, os participantes realizaram diversas atividades visando a construção participativa dos elementos do Plano de Manejo da ESEC, resultando na definição do propósito, das significâncias e dos recursos e valores fundamentais. A partir da análise da condição atual, tendência e ameaça sobre os recursos e valores fundamentais, foram identificadas e priorizadas as necessidades de dados e planejamentos necessários para aprimorar o manejo da ESEC.

Por fim, foi elaborada a proposta de zoneamento e de normas da unidade de conservação. No processo de discussão do zoneamento, foram considerados os usos tradicionais extrativistas realizados na ESEC por comunidades tradicionais que residem no seu entorno.

Segundo a chefe do NGI ICMBio Maués, Katarine Bay, a realização da oficina representou uma importante etapa para o desenvolvimento do planejamento estratégico da ESEC, além de possibilitar alinhamentos interinstitucionais e um maior conhecimento sobre os usos da unidade de conservação e de seu entorno pelas comunidades locais. A diversidade dos participantes e suas contribuições tornaram a oficina ainda mais rica.

O analista ambiental Rodrigo Mello, supervisor do processo de elaboração do plano de manejo da ESEC pela COMAN, destacou a importância deste momento da oficina para garantir a participação social na construção coletiva do documento. Agora, o processo de elaboração do plano de manejo da ESEC segue para a etapa de consolidação do documento, para depois passar pelas etapas de aprovação técnica e jurídica pelo Instituto Chico Mendes.

Também participaram da oficina representantes de instituições de ensino e pesquisa, dos polos de Maués da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), além do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM).

Pelo ICMBio, além de servidores do NGI ICMBio Maués, participaram representantes da NGI ICMBio Médio Tapajós, da Coordenação Territorial de Manaus e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM). Representantes da FUNAI e da Associação do Povo Indígena Maraguá (ASPIM) participaram ativamente da oficina, como também da comunidade do Monte Sinai, situada no rio Parauari, da Associação de Produtores Agroextrativistas da Floresta Estadual de Maués (ASPAFEMP), além de um representante das comunidades tradicionais extrativistas do Projeto de Assentamento Agroextrativista Abacaxis.

 

*Com informações de assessoria 

#meioambiente #maues #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Meio Ambiente