Iraci Mendes: 26 anos dedicados à educação e à formação de futuros profissionais em Ariquemes
Por Nathaly Camargo* |
Fotos: Arquivo Pessoal |
Iraci Cória da Silva Mendes, de 57 anos, trabalha como professora há 26 anos e sente orgulho por contribuir no ramo da educação em Ariquemes.
Para Iraci, o professor precisa estar preparado mentalmente e fisicamente para determinadas situações na sala de aula, pelo fato de lidar com alunos que possuem diferentes bagagens emocionais.
Iraci, que já atuou da alfabetização até o ensino médio, conta que sempre quis ser professora e se sente realizada na profissão. “É um privilégio para mim ver alunos que ensinei a ler e escrever sendo odontólogos, psicólogos, advogados e empresários”.
Ela conta que nem todos os alunos seguem um bom caminho profissional, mas confessa que faz tudo ao seu alcance para que o aluno seja bem-sucedido. “Porque quando você é professor, você também é psicóloga, mãe, conselheira, você é tudo, mas isso é só para quem realmente ama sua profissão”, afirma.
Iraci conta, ainda, que os alunos quando chegam ao ensino médio não têm uma visão do que realmente querem ser como um profissional e de como querem atuar na comunidade em que vivem.
“Meu sonho é ver esses adolescentes com uma visão pronta, sobre o que realmente querem, pois isso demonstra maturidade, faria uma sociedade melhor. Faria eles serem mais difíceis serem ludibriados pelo sistema.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes