Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Itacoatiara: 150 anos de história, cultura e tradição

Jasmin Viana Alves*
Fotos: Erick Bitencourt e Divulgação

Itacoatiara, conhecida como a cidade da pedra pintada, é um município repleto de riquezas naturais e culturais, com a história de um povo forte e acolhedor. No dia 25 de abril, o local comemora 150 anos desde que a vila Nossa Senhora do Rosário de Serpa foi elevada à condição de cidade.

Para celebrar a data será realizado um grande evento festivo aberto à população local e a todos os interessados em participar. O festival ocorrerá no Centro de Eventos Juracema Holanda, com início nesta quinta-feira (25/4) e programação até domingo (28/4).

A celebração contará com participação de atrações nacionais como Belo, Zé Felipe, Anderson Freire e Mari Fernandez, prometendo uma experiência incrível para todos os itacoatiarenses.

História 

A história de Itacoatiara remonta a 1655, quando Padre Antônio Vieira estabeleceu a Missão dos Aroaquis na Ilha de Aibi, próxima à boca do Lago do Arauató. O núcleo urbano da cidade foi oficialmente fundado em 8 de setembro de 1683 por padres jesuítas, inicialmente nas margens do Rio Madeira e posteriormente transferido para as margens do Rio Amazonas, onde a cidade se estabeleceu.

Em 1757, os habitantes da Aldeia dos Abacaxis foram realocados para a margem esquerda do Rio Amazonas, dando origem ao desenvolvimento da região. A aldeia de Itacoatiara foi elevada a vila em 1759, recebendo o nome de Serpa, tornando-se uma das principais aglomerações da região.

No entanto, em 1833, é suprimido o nome de vila e, dois anos depois, foi afetado pela Cabanagem, um conflito que durou até 1840. O Município de Itacoatiara foi criado pela Lei n.º. 74 de 10 de dezembro de 1857. Mas no ano de 1858, outra vez é erigida em vila, com o nome de Nossa Senhora do Rosário de Serpa.

Finalmente, em 25 de abril de 1874, a vila foi elevada à condição de cidade com o nome de Itacoatiara, uma homenagem às pedras encontradas no bairro de Jauary, com inscrições feitas pelos habitantes primitivos. “Itá”, em tupi-guarani, significa pedra, enquanto “coatiara” se traduz como pintado, gravado, escrito ou esculpido. Esses marcos históricos refletem a rica herança cultural e a resistência do povo de Itacoatiara ao longo dos séculos.

Itacoatiara é uma cidade marcada pela sua beleza natural e a riqueza cultural de seu povo, é um reflexo vivo da força e da hospitalidade amazônica.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara

#historia #150anos #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em História