Jovem ativista representa a Amazônia na COP 27 no Egito
Por Regiane D’Paula* |
Foto: Arquivo Pessoal
A Jovem estudante do ensino médio, indígena do povo Kambeba, Tainara Costa, foi um das selecionadas para representar a Amazônia na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito.
Tainara ganhou destaque durante sua participação em projetos sociais que chegam até a comunidade onde ela mora, no Rio Negro. Ela abraça a luta de jovens lideranças pelos direitos dos povos indígenas.
Traje típico para o evento
Sua primeira viagem internacional, Tainara fez toda a preparação para o que levar em sua bagagem. A pintura tradicional do seu povo, feito à base de urucum, e sua vestimenta com grafismo, foram grandes destaques durantes os dias de evento.
“O evento vai me permitir levar a luta do meu povo para debate. É a valorização da nossa cultura. A cada ano, por exemplo, percebemos que os impactos das mudanças climáticas são significativos. Nós nos deparamos com períodos de estiagem ou de chuva mais intensos, o que acaba prejudicando plantações, e o aumento de temperatura”, conta a Jovem.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo