Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Jovem com doença rara vende desenhos e pinturas para cuidar da mãe e do irmão autista

Por Carlos Alexandre |
Foto: Carlos Alexandre |

“Eu luto todos os dias, porque ninguém lutará por mim”. A afirmação que iniciamos esse texto é de Railson Gomes Filho, de 14 anos, que não pode sair de casa para jogar futebol, não pode sair para se divertir com os amigos e depende de outras pessoas para realizar as ações do dia-a-dia. Ele nasceu com uma deficiência rara chamada Artogliposse Múltiplas Congênita que afeta os membros inferiores e superiores, ou seja, atrofia mãos, pés, braços e pernas. Ele faz tratamento desde dos 2 meses de vida.

A mãe dele, a dona de casa Luciney Carvalho, desistiu da vida dela para cuidar do filho. O pai o abandonou quando tinha 3 anos, porque tinha vergonha do filho. A história de Railson é sofrida, difícil, mas ele escolheu lutar a se vitimizar.

“Isso (o abandono do pai) me afetou, afetou muito meu psicológico, mas eu prometi pra mim mesmo que iria superar tudo isso e supero todos os dias”, conta o jovem.

A reportagem do No Ar esteve na residência dele, uma casa simples de madeira, com dois cômodos, onde se misturam sala, cozinha e o quarto. Sobre a cama, desenhos, pinturas e ele produzindo suas obras de arte. Durante sua infância ele aprendeu a pintar e desenhar e como a mãe passa a semana toda cuidando dele, no fim de semana, tenta alguns bicos como diarista.

E foi com seu talento que ele encontrou o meio para retribuir a luta da mãe e cuidar do irmãos Keandro Martins Gomes, 17 anos, autista e Luana Rafaely Martins Gomes, 11 anos.

“Eu posto os trabalhos nas redes sociais e no WhatsApp e vendo. Também recebo encomendas e nos últimos dias os trabalhos que realizei foram encomendados e com as vendas do meu trabalho eu ajudo a minha família”, conta ele todo orgulhoso.

Apaixonado pela mãe e pelos irmãos, ele assume a responsabilidade de homem da casa. Sua atitude até encorajou a mãe a ter um relacionamento, mas sempre buscando alguém que pudesse amá-la e respeitar os filhos.

“Meu padrasto é muito meu amigo e ele demonstra muito amor pela gente. Minha mãe parou a vida dela para cuidar, além de mim, do meu irmão autista por isso ela não tem como sair pra trabalhar fixo. Então, ela as vezes atua como diarista nos feriados e nos finais de semana”, informa Railson.

Como artista plástico, ele participou de duas exposições artísticas em Manaus a convite do Artista do Boi Garantido, Sorin Sena, e do artista do Boi Caprichoso, Roberto Reis. O menino que mesmo jovem sempre foi testado pela vida afirma que tem muitos sonhos, entre eles fazer uma cirurgia para usar prótese e conseguir andar, ser reconhecido por sua arte e construir uma casa para a mãe dele.

“Minhas dificuldades eu levo com o sorriso no rosto, minha limitação não me impede e nunca me impedirá de fazer o que eu amo, que é a arte e estudar”, conclui.

Para conhecer o trabalho de Railson Gomes os interessados podem manter contato por meio dos números telefônicos (92) 99519-0618 e 92 99459-7571.

#jovem #artista #cultura #parintins #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura