Manaus FC disputa as divisões de base do Campeonato Amazonense 2022
Por Redação |
Foto: Divulgação Manaus FC |
Enquanto a equipe profissional segue em montagem para 2023, a base do Manaus Futebol Clube se prepara para dar início às competições estaduais dessa temporada. A partir deste final de semana, as categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17 dos Crias do Gavião entram em campo pelo Campeonato Amazonense 2022.
O treinador da base Jayme Vauly – que já esteve no comando do Sub-19 este ano – comentou sobre a preparação das demais divisões e expectativa para o Estadual.
“O que esperamos da nossa base para esses campeonatos é muita dedicação. O trabalho foi feito com um prazo bem longo, onde conseguimos formar as categorias em um nível muito bom. Nosso Sub-17 com certeza vai brigar entre os quatro melhores da competição. Nosso objetivo é chegar à final e ser campeão. No Sub-15 já estamos formando uma base para o ano que vem, nosso elenco é muito forte e esperamos também fazer uma boa competição. E o Sub-13 é um time que foi formado com atletas preparados na academia do Manaus. Todas as três categorias foram bem treinadas, com os trabalhos feitos lá no CT do clube, na Granja São Pedro, então esperamos fazer um ótimo campeonato”.
Sub-13
O Sub-13 do Gavião já estreia amanhã (12), contra o Instituto São José. A partida está marcada para começar às 8h, no estádio Ismael Benigno (Colina).
A categoria possui 12 times, sendo divididos em dois grupos com seis clubes em cada. O Manaus está no Grupo A, junto com Vingadores, Rio Negro, Instituto São José, Nacional e São Raimundo. No Grupo B estão América de Manacapuru, Arsenal, Santos Manaus, Librade, Guerreirinhos e Inter Academy.
Segundo o regulamento divulgado pela Federação Amazonense de Futebol, o campeonato terá três fases. A primeira de pontos corridos, com cinco rodadas – em que todos os times se enfrentam uma vez. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para as semifinais, onde os times com melhor índice possuem vantagem em caso de empate. Os vencedores avançam para a final, que se terminar com placar igual, será decidido o campeão nos pênaltis.
Confira os jogos da fase de grupos:
Sub-15
O primeiro adversário do Esmeraldino Sub-15 é o Flamengo Manaus. A estreia está marcada para quarta-feira (16), às 14h, no campo da Granja São Pedro.
Ao todo são 14 clubes na categoria, estando dispostos em dois grupos de 7 cada. O Grupo A conta com: América de Manacapuru, Líbano EC, Nacional, Princesa, São Raimundo, Tabosão EC e Unidos da Alvorada. O Manaus está no grupo B junto de Santos Manaus, Rio Negro, CDC Manicoré, EBS EC, Flamengo Manaus e Guerreinhos.
Segundo o regulamento, o campeonato será dividido em quatro fases. A primeira de pontos corridos, com seis rodadas – em que todos os times se enfrentam uma vez. Os quatro melhores classificados de cada grupo avançam para as quartas de final, se enfrentando em cruzamento olímpico. Os vencedores avançam para as semifinais, da mesma forma que os próximos dois times vão para a grande final, que será decidida em jogo único. Nas três fases mata-mata, o clube com melhor índice na fase de grupos possui vantagem em caso de empate.
Confira os jogos da fase de grupos:
Sub-17
O Manaus FC Sub-17 também encara o Flamengo Manaus na primeira rodada. A partida acontece na quarta-feira (16), às 16h, no campo da Granja São Pedro.
Assim como o Sub-15, são 14 equipes participantes, separadas em dois grupos com 7 em cada. No Grupo A estão América de Manacapuru, Libano EC, Nacional, Princesa, São Raimundo, Tabosão EC, Tuna Luso. Junto do Manaus FC, o Grupo B é composto por: Santos Manaus, Rio Negro, CDC Manicoré, EBS EC, Flamengo Manaus e Fast Clube. O regulamento desta categoria segue o mesmo formato que o do Sub-15.
Confira os jogos da fase de grupos: