
Marcha em Manacapuru marca o Dia Internacional das Mulheres; concentração será na praça Cohabam
Por Eduardo Melo* |
Fotos: Eduardo Melo |
Mostrar a força e a luta pela igualdade de gênero e direitos das mulheres. Essa é a mensagem que a será levada às ruas de Manacapuru no dia 8 de março, durante a 2ª edição da “Marcha para Elas – Nós em todas as formas de ser”. A concentração ocorrerá em frente a sede do Ministério Público, na Praça da Cohabam, a partir das 16h.
Marcada pela pluralidade, a marcha será realizada em parceria com diversos órgãos do poder público, como: Prefeitura Municipal de Manacapuru, Ministério Público, Defensoria, Polícia Militar/Ronda Maria da Penha e Polícia Civil.
O ato evidencia o crescimento da violência de gênero. No Amazonas, foram registrados 4.691 casos de violência contra a mulher, a maioria na faixa etária dos 10 aos 14 anos (26,1%). Os dados são do ano de 2022 e estão em um relatório produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
Segundo o relatório, o tipo de violência que as mulheres mais sofrem no Amazonas é a física (39,3%), seguida de sexual (21,5%) e da psicológica moral (11,2%).
O cenário completo das informações da violência contra a mulher, em todos os ciclos de vida dela, para o período está disponível no boletim disponível no site da Fundação, em: https://bit.ly/3Q7mv5g
Importância da denúncia
A orientação das instituições de defesa da mulher é que, em caso ou risco de violência, é fundamental fazer a denúncia. Esse chamado, que pode ser realizado de forma sigilosa, sem identificação da pessoa que aciona os órgãos, é capaz de salvar vidas e ajudar a interromper o ciclo de violência de gênero.
Principais canais:
180: Central de Atendimento à Mulher
181: Disque-Denúncia
153: Patrulha Maria da Penha
190: Polícia Militar
*Do projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru
Oferecimento:

