Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana celebra 45 anos de Instalação Canônica em Autazes
Por Erick Sebastião*|
Fotos: Divulgação Pascom |
Nesta sexta-feira, 26 de julho, a Paróquia de Autazes comemora seu 45º aniversário de instalação canônica, coincidindo com o dia dos avós e a celebração de São Joaquim e Sant’Ana.
Com uma história que atravessa mais de um século, a Paróquia se destaca como símbolo de fé, tradição e devoção na cidade.
Origens
Segundo o Ex Professor de Geografia Mário Fernando Fragata da Cunha, a história desse tão ilustre símbolo se iniciou durante o século XX, em meio ao movimento da cabanagem no Amazonas. A fé Católica chegou à região então conhecida como Ambrósio Aires, trazida por migrantes de outros Estados e Países.
Com a fé se fortalecendo, em 1923 foi erguida a primeira capela local, dando início à veneração aos santos considerados os avós de Jesus, com os primeiros Festejos locais realizados na década de 30.
Elevação à Paróquia
Com o desenvolvimento do município, que se tornou Autazes, e a veneração aos Padroeiros, a – na época – Prelazia de Borba oficializou a comunidade como Paróquia em 26 de julho de 1979.
Atualidade
A Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana conta atualmente com seus 45 anos de serviço, sendo liderada pelo Pe. Francisco Level, autazesense de 42 anos e primeiro Padre nascido no município.
Nesse período de atuação da Paróquia destacam-se suas realizações, como a Quadra Esportiva Pe. Tiago Perrault, a Instituição de Reforço Escolar Luz da Infância e as 7 comunidades locais atuantes exclusivamente na zona urbana de Autazes.
Vale ressaltar também que a Paróquia segue em preparativos para a realização de mais uma edição dos seus tradicionais festejos, que serão realizados durante os dias 06 à 18 de Agosto.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes