
Pioneiro do Stand Up Comedy no Amazonas foi criado no bairro Jorge Teixeira
Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Foto: Divulgação|
Nascido no município de Amaturá, Roger Siqueira de nome artístico “Roger sendo Roger” morou dos 7 aos 22 anos no Bairro do Jorge Teixeira com a sua avó que veio para o bairro localizado em Manaus em busca de melhores condições de estudo.
Após se formar no ensino médio, o humorista decidiu fazer o curso de publicidade. “Queria trabalhar com comunicação, de certa forma ser um comunicador, na minha cabeça eu ia estudar para apresentar um programa de TV para criar alguma coisa legal, eu sempre gostei de humor mas eu achava que não dava para misturar as duas coisas”, explica.
Teve o primeiro contato com o stand up comedy (espetáculo de humor, apresentado por uma única pessoa, onde não existe nenhum tipo de personagem) na faculdade, quando uma palestrante se atrasou e a coordenadora do curso pediu que ele distraísse os alunos. “Não foi uma das melhores experiências, não foi muito bom e nem tão engraçado, muito pelo contrário, acho que foi até um pouco constrangedor, mas mesmo assim eu gostei daquela sensação e comecei a estudar mais sobre isso”, comenta.
Começou a fazer vídeos de comédia para o YouTube e a fazer apresentações em bares, pizzarias, hamburguerias pedindo favores aos donos dos estabelecimentos até conseguir estudar e mostrar o processo de seus trabalhos.
Em 2016, o primeiro vídeo a viralizar na cidade foi uma música intitulada “Diário de um Orkuteiro” que foi muito compartilhada por se tratar de assuntos diários da zona leste e sobre fazer piadas com o trejeito das pessoas que vivem na comunidade. Outro vídeo que colaborou para que o artista ficasse conhecido foi o vídeo da “bala de mangarataia”, onde o personagem finge vender balinhas dentro do avião.
Roger fala com carinho sobre o público da zona leste já que quase todos os conteúdo de seus shows são homenageando a zona, tanto que realizou um projeto de comédia apresentado somente na ZL, o show de stand up comedy ganhou o nome de “Made in Jorge Texas” que mais tarde ganhou o nome de “Made in Zona Leste”. “Quando eu tô precisando viralizar algum conteúdo, a minha carta coringa é falar sobre a zona leste, brincar mesmo com galeroso, brincar com o transporte público e sempre temos uma aceitação muito grande, a galera sempre abraça a ideia”, argumenta.
Roger é conhecido no Brasil todo como o pioneiro no Stand Up Comedy no Amazonas, trazendo várias atrações da comédia nacional e em 2019 abriu o “Toca da Comédia” em parceria com outros comediantes da cidade, inaugurando o primeiro clube de comédia de Manaus, localizado na Av. Domingos Jorge Velho, 05 – Dom Pedro. “Abrimos o espaço porque vimos a necessidade de desenvolver com mais tranquilidade, novos comediantes e valeu muito a pena, apareceram vários artistas e estamos muito felizes”, fala.
Para ficar conhecido fora do estado mandava mensagem para os artistas da comédia pelo direct do Instagram e pedia para abrir o show e sua atitude possibilitou conhecer muitas pessoas desse meio artístico, além de fazer várias amizades, o que possibilitou uma temporada de aprendizado em São Paulo. “Comecei a fazer stand up lá e começaram a me conhecer tanto público quanto os outros comediantes, então foi aumentando o meu círculo de amizades ao ponto de um ano e meio depois eu já estava trazendo comediante de fora para fazer show aqui comigo”, lembra Siqueira.
Ganhou alguns títulos importantes para ele, como o ganhador do primeiro concurso de stand up do estado que foi promovido pela Master Cultural, foi o primeiro humorista a gravar o especial de comédia do Amazonas e foi o primeiro comediante amazonense a fazer um show solo em São Paulo.
Oferecimento:

