Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Povos originários e belezas naturais da Amazônia inspiram o artista parintinense Rubens Belém

Por Alexandre Pequeno|
Foto: Divulgação| Manart Galeria

Transportar as belezas da Amazônia para as telas de suas pinturas. Essa é uma das missões do artista parintinense Rubens Belém. Mesclando a urbanidade com a tradição dos povos originários, os quadros de Rubens ultrapassaram as fronteiras do Amazonas, atraindo olhares de outras cidades e países. Para este ano, Rubens traz novidades, exalta parcerias e planeja voar ainda mais alto.

A arte de Rubens é uma homenagem às exuberantes paisagens da região, à diversidade da flora e fauna, e à vida e costumes dos povos da floresta. O talento para as artes revelou-se ainda na infância quando, aos 10 anos, iniciou sua atividade artística como um precoce autodidata.

Um dos trabalhos recentes que mais orgulha o artista é a parceria da Havaianas com o Instituto BEĨ, que resultou em belas sandálias com estampas criadas por Rubens. Por meio de cores vibrantes, traços fortes e da textura em relevo, as peças expressam a arte do artista parintinense.

A iniciativa destina 7% das vendas líquidas para o Projeto CORA – Corações da Amazônia, iniciativa educacional do Instituto BEĨ em apoio aos povos da região da floresta amazônica. O lançamento é nacional e pode ser encontrado nas lojas físicas da Havaianas em todo o Brasil e na webstore da marca na internet (https://havaianas.com.br/bei-sustentabilidade.html).

“Recebi o convite para produzir a arte para o primeiro modelo das sandálias Havaianas BEĨ e, para mim, isso foi como o reconhecimento por tudo que eu venho fazendo pelos povos originários, meus parentes, através da minha arte. No Amazonas somos ricos de grandes talentos artísticos. É uma honra e um privilégio fazer parte deste projeto”, disse o artista.

Novidades nas cores de Caprichoso e Garantido

Neste mês, o artista divulgou em suas redes sociais uma coleção de canecas de porcelana com pinturas de araras, sendo ótimas opções para colecionar e presentear. O primeiro lançamento faz referência às cores de Caprichoso e Garantido, astros do Festival Folclórico de Parintins.

“As araras tem um significado muito importante para a maioria dos meus clientes, principalmente quando são casais de araras, que simbolizam a fidelidade ao escolherem um único parceiro para viverem juntos pelo resto da vida. Em breve estaremos lançando novos modelos com estampas de outras obras”, afirmou.

As peças estão disponíveis no perfil do artista no Instagram (@rubnsbelem).

Karajás inspiram coleção

Em 2021, o artista lançou a estampa “Karajá” no site www.manartgaleria.com. A obra surgiu em 2009, e foi criada para compor a exposição “Etnias”, lançada no mesmo ano, no Centro de Memória do TRT 11 (Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região), com o objetivo de fazer um louvor às centenas de etnias que habitam a grande região Amazônica.

O site disponibiliza os produtos que incluem camisas, nos modelos tradicional e baby look, máscaras e cadernetas com a estampa Karajá. Vale a pena conferir.

#Cultura #Festival #BoiCaprichoso #BoiGarantido #Parintins #NoArPortal

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura