Saiba mais sobre a origem do Dia das Crianças no Brasil; data comemorativa foi criada em 1924
Da Redação*|
Fotos: Fábio Rodrigues/ Agência Brasil
Comemorado desde 1924, o Dia da Crianças no Brasil surgiu por meio de um projeto que foi aprovado pelo presidente Arthur Bernardes. Anteriormente, a data era conhecida como Festa da Criança.
Diferente de hoje, o Dia da Crianças não atendia aos interesses comerciais. Em vez disso, a data incitava a sociedade e o poder público a cuidar da educação, da saúde e do bem-estar das crianças.
À época, a infância não tinha direitos e crianças, pobres em geral, eram obrigadas a trabalhar, sendo detidas quando cometiam algum delito.
Documentos históricos guardados no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que a ideia original do Dia da Crianças partiu do 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância e do 3º Congresso Americano da Infância, que foram realizados no Rio de Janeiro em 1922 como um único evento e fizeram parte dos festejos do centenário da Independência do Brasil.
A coincidência do Dia da Crianças com a data do Descobrimento da América teve o objetivo de associar a imagem da nova geração à chegada de Colombo ao novo mundo e, assim, induzir todos os países americanos participantes do congresso no Rio a adotar a mesma data.
Antes de 1924, no Brasil, o Dia da Crianças era comemorado informalmente em 2 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra o Dia dos Anjos da Guarda.
*Com informações da Agência Senado