Saiba mais sobre as homenagens realizadas a Marechal Rondon na cidade de Ji-Paraná
Por Juliana Oliveira* | Fotos: Divulgação |
Ji-Paraná, uma das maiores cidades de Rondônia, presta homenagem, de variadas formas, a uma das figuras mais icônicas da história brasileira, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, por meio de uma de suas principais avenidas, além de um memorial e museu.
A Avenida Marechal Rondon, carrega o nome do explorador que dedicou sua vida ao desbravamento do interior do Brasil, estabelecendo comunicações e promovendo a paz entre indígenas e colonizadores.
Assim como Rondon trabalhou para conectar o Brasil através de suas linhas telegráficas, a Avenida Marechal Rondon conecta os moradores de Ji-Paraná, facilitando o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de ser vital para o comércio e tráfego local. A avenida também reflete o crescimento urbano intenso da região.
Marechal Rondon
Marechal Cândido Rondon, nascido em 1865 no Mato Grosso, foi um militar, sertanista e engenheiro notável por seu trabalho na Comissão Rondon, que construiu linhas telegráficas conectando regiões remotas do Brasil.
Ele promoveu a integração pacífica dos povos indígenas, fundando o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), precursor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Outras homenagens a esta figura histórica na cidade de Ji-Paraná incluem o Memorial Marechal Rondon, localizado às margens do rio Machado, início da atual rua Dom Augusto, e o Museu das Comunicações Marechal Rondon, localizado na Travessa da Discórdia, 232 – Bairro Centro, que está atualmente em reforma.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná