Secretaria de Educação divulga relação de escolas que receberão 14º salário
Por Redação |
Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc |
Os profissionais da educação de 104 escolas estaduais da capital e do interior devem receber, já no mês de novembro, o 14º salário. A bonificação será paga com base nos indicadores de avaliações referentes ao ano letivo de 2021. A lista de escolas premiadas pode ser consultada no Diário Oficial do Estado: https://bit.ly/3SoJyIJ
A premiação ocorreu de acordo com as metas estipuladas, pactuadas individualmente com cada escola e coordenadoria.
Serão 117 premiações, isto porque algumas escolas foram destaques em dose dupla e alcançaram as metas estipuladas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto em mais de uma modalidade de ensino.
O pagamento do 14º salário aos trabalhadores da rede estadual faz parte do Educação Premiada, um dos 13 projetos do Educa+Amazonas. Ele integra a política de valorização dos servidores das redes de ensino do Amazonas, reconhecendo a dedicação dos trabalhadores dentro e fora da sala de aula.
A relação nominal de servidores que receberão a bonificação será divulgada posteriormente. A bonificação tem base na Lei nº 5.691, que garante o abono para profissionais da rede pública estadual. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no último dia 27 de outubro.
O benefício será destinado aos professores, gestores, secretários, corpo administrativo, vigias, serviços gerais, merendeiros, docentes readaptados e demais funcionários em efetivo exercício de suas funções, de acordo com a modalidade de ensino que teve a meta alcançada.
Critérios
Dentre os critérios estabelecidos para a premiação do 14º salário nas escolas estaduais, destaca-se que a meta foi maior que a estimativa de crescimento natural da série histórica da escola; e a escola teve, pelo menos, 80% de participação dos alunos na realização da avaliação do SAEB.
Para as escolas que não possuíam série histórica, metas do INEP, últimos resultados divulgados e etapas não avaliadas nos últimos certames, foi levada em consideração a estimativa de crescimento a partir da média do município/Coordenadoria para cada etapa avaliada.
Assim, as escolas foram premiadas da seguinte forma: 38 unidades escolares do Ensino Fundamental Anos Iniciais, equivalente ao 5º ano (10 por desempenho e 28 por alcance de metas); 43 escolas do Ensino Fundamental Anos Finais, do 9º ano (10 por desempenho e 33 por alcance de metas), e 36 da 3ª série do Ensino Médio (10 por desempenho e 26 por alcance de metas).