Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Sejusc faz blitz em alusão à campanha Setembro Amarelo na ponte Jornalista Phelippe Daou

Por Redação |
Foto: Vitor Lima/Sejusc |

Com o tema “Diga sim à vida”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, na sexta-feira (09), uma blitz de conscientização em alusão à campanha Setembro Amarelo, de combate e prevenção ao suicídio. A ação ocorreu na ponte Jornalista Phelippe Daou, Compensa, zona oeste de Manaus.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), por meio do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD), a campanha visa a sensibilização do público em geral sobre o tema e contou com distribuição de panfletos informativos. Durante todo o mês, a Sejusc deve realizar também palestras em escolas da rede pública de ensino.

O titular da secretaria, Emerson Lima, destacou que o Governo do Estado por meio da Sejsuc tem, a cada ano, realizado ações de combate e prevenção ao suicídio.

“Infelizmente, muitas pessoas são acometidas de algum sintoma que indica algum tipo de instabilidade emocional. Por isso, essa abordagem aqui na ponte, porque ela acaba sendo palco para esses homicídios.  Enfatizar que, o Governo do Amazonas por meio da Sejusc, possui um serviço de proteção a essas pessoas com uma equipe técnica e psicólogos para que a gente possa prevenir e orientar a sociedade”, disse o gestor.

A chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos (DPDD), Gabriella Campezatto, informou que a campanha é de cunho nacional, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio.

“Fazemos a blitz na Ponte Rio Negro, porque aqui é uma área que necessita da atenção, pois várias vezes recebemos notícias de pessoas que vem até este local para cometer o suicídio. Então, é muito importante estarmos aqui, para conscientizarmos a população sobre esse tema”, ressaltou Gabriella.

Sinais de alerta 

Isolamento, automutilação, desinteresse, alimentação desregulada, mudança no sono, agressividade, desesperança, abuso de substâncias e alteração drástica de humor são alguns dos sintomas que devem ser observados nas pessoas ao nosso redor.

Apoio 

A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Batalhão de Trânsito (BPTRAN).

Oferecimento:
Últimas notícias em Saúde