Time de sustentabilidade da varejista Bemol, realiza doação de camisas ao projeto Rip Arte Reusa
Por Bruce Andrade |
Fotos: Jessiane Guimarães |
Uma das grandes preocupações da humanidade atualmente é: como preservar os recursos naturais do Planeta Terra sem abrir mão da sustentabilidade? Embora não exista uma solução definitiva para essa questão, algumas iniciativas têm contribuído de forma significativa para a redução de danos ao meio ambiente, uma delas, é o Projeto de Rip Arte Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (Reusa).
Localizado em um rip-rap do Igarapé do Gigante, no beco Del Rei, no bairro Redenção, em Manaus, o projeto conta atualmente com cerca de 30 pessoas entre colaboradores e voluntárias e tem como objetivo estimular a geração de renda sustentável e recuperação ambiental no leito do rio, por meio de oficinas transformadoras e ações de mobilização e engajamento com moradores do bairro.
Com três pavimentos, a sede do projeto contempla espaços voltados para a formação de empreendedores na região, como o coletivo de artesãs da comunidade, o Rip Art e uma área para palestras, oficinas ações de saúde, além de um andar que sediará os trabalhos e reuniões do grupo de moradores da região.
O projeto teve início em 2016, quando Maria Cristina Pereira da Silva, estava em depressão após ter se separado do marido. Juntamente com outras mulheres em situação parecida, Maria decidiu dar vazão aos sentimentos, criando o Projeto Reusa.
“É um orgulho muito grande quando a gente olha para trás e percebe que já fez muita coisa, principalmente em relação ao nosso igarapé que é bem mais limpo do que os outros, porque a gente não deixa as pessoas jogarem o lixo. Então todas as garrafas pet ficam no nosso Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Tudo que a gente reutiliza fica aqui dentro, como papelão, garrafas pet, camisas usadas que são os materiais utilizados em nosso trabalho”, explica Maria, líder da associação comunitária Rip-Art.
Contribuindo com a causa
Além das doações realizadas pelos próprios moradores da comunidade, o projeto Reusa se beneficia também de pessoas de outras comunidades e empresas. Uma delas, é a rede varejista Bemol que, por meio do time de sustentabilidade, realizou na última sexta-feira, 23/12, a entrega de 890 camisas que serão utilizadas para a confecção de tapetes e outros materiais artesanais.
Para a integrante do time de sustentabilidade da Bemol, Dominique Pimentel, contribuir com projetos como o Reusa, é um compromisso social da empresa.
“A Bemol tem o compromisso de contribuir com uma sociedade mais justa por meio de ações que ajudem a melhorar o bem estar da comunidade, para além dos muros da corporação. Com a ação das doações das camisas de iniciativas passadas contribuímos com a geração de renda de uma ONG por meio da transformação dessas camisas em tapetes”, ressaltou.
Sobre o Reusa
O projeto Reusa estimula mulheres artesãs do igarapé do Gigante, no bairro Redenção, em Manaus a conscientizar os moradores da localidade para a importância da limpeza e recuperação ecológica do igarapé, por meio da confecção de produtos recicláveis, como: esculturas ecológicas, tapetes, sabão, dentre outros.
Atualmente, o projeto sobrevive através de doações de moradores e empresas. Para saber mais sobre o projeto e realizar uma doação, é só seguir o perfil no instagram: @rip_arte_reusa.
Sobre a Bemol
A Bemol atribui seu crescimento ao longo de seus 80 anos como empresa ao seu mais importante patrimônio: o relacionamento que mantém com seus clientes, fornecedores e colaboradores desde a sua fundação. Nascida em Manaus e presente nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, a Bemol possui atualmente 38 lojas, 42 Farmácias, quatro Mercados Bemol e stands no interior, que atendem grande parte da região Norte.