Trecho do rio Autaz Mirim começa a ser aterrado para passagem de veículos na BR-319
Por Redação |
Foto: Divulgação DNIT|
O trecho do Rio Autaz Mirim, na BR-319, no Amazonas, que teve duas pontes danificadas em um intervalo de 10 dias, começou a ser aterrado para a retomada da trafegabilidade na rodovia que liga o estado ao restante do país. Os problemas já afetam 100 mil pessoas e cidades podem ficar sem energia elétrica, conforme o governo estadual.
Em busca de alternativas para amenizar os danos nos quilômetros 23 e 25 da BR-319, locais onde as pontes desabaram, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que uma análise técnica foi feita na região.
Sobre as obras de terraplenagem no Rio Autaz Mirim, há riscos de serem ocasionados danos ambientais. Chamada de “passagem seca”, a intervenção no Rio Autaz Mirim terá 30 metros de extensão. No local, será implantado um sistema de drenagem e serviços de terraplenagem, conforme o Dnit.
Ainda conforme a autarquia, o acesso na margem direita do rio também está adiantado. Durante a quarta-feira (12) foi feito o lançamento de rachão, que são pedras, no leito do rio. Com isso, será possível realizar a passagem de equipamentos e materiais. Após a instalação dos bueiros, serão iniciados os serviços de terraplenagem.
Rio Curuçá
A BR-319 teve duas pontes danificadas em um intervalo de 10 dias. Antes da ponte sobre o Rio Autaz Mirim despencar, no dia 8 de outubro, a ponte sobre o Rio Curuçá já havia desabado no fim de setembro e deixou quatro mortos, 14 feridos e uma pessoa desaparecida.
No trecho onde a primeira ponte caiu, o Dnit afirma que concluiu os acessos necessários às margens do Rio Curuçá para possibilitar a operação das balsas.
A expectativa é retomar o quanto antes a trafegabilidade por completo na rodovia, de acordo com a autarquia.