Vítima fatal em acidente de trânsito, professor de Autazes deixa legado na educação indígena
Por Redação |
Foto: Divulgação |
Um acidente de trânsito no dia 11 de agosto pois fim a vida do professor indígena de Autazes, Alcilei Vale Neto. O educador dedicou sua vida desde muito cedo a educação, bandeira que ele carregou consigo até o acidente fatal ocorrido na Avenida Rodrigo Otávio em Manaus.
Em entrevista ao No Ar Autazes em 2021, Alcilei falou sobre sua jornada na educação e também sobre as poucas oportunidades que teve antes de se formar professor. “Não havia escola na terra indígena onde morávamos. E como sou indígena Mura, discriminado frente a sociedade, não havia oportunidade de trabalho. Uma das atividades possíveis para se conseguir alguma coisa para o sustento da família era com o plantio da mandioca para a fabricação da farinha. Um trabalho muito árduo que rendia pouco ou quase nenhum lucro.” comentou Alcilei.
Foi no Ensino Médio com o curso de magistério indígena que Alcilei Vale se encontrou profissionalmente, pois foi onde se identificou pela metodologia de ensino que visava formar sujeitos, formadores de opiniões, problematizadores e transformadores da realidade. “Fui formado nesse processo”, garantiu o gerente educacional da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM).
O ex-presidente do Conselho Municipal de Educação de Autazes foi dedicado na luta para busca da melhoria da educação para os povos indígenas do Amazonas através de participações em movimentos sociais, atuando como professor e coordenador pedagógico. Sua trajetória jamais será esquecida e seu legado na educação e seu trabalho como professor sempre será referência para as gerações futuras.
A Secretaria de Educação afirmou em nota que o servidor era dedicado e exemplar. “Alcilei Vale Neto deixa a certeza que cumpriu sua missão durante os anos dedicados à educação e ao serviço público estadual. Sempre muito atencioso e responsável, era assíduo e estava sempre disponível para ajudar a todos ao seu redor”, disse nota da Seduc.
O No Ar Autazes lamenta a morte do profissional e presta solidariedade a família, amigos e alunos.