Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Touro Preto é campeão do Festival de Barreirinha

Por Carlos Alexandre |
Fotos: Rodrigo Lago |

O Touro Preto sagrou-se campeão da 33ª edição do Festival Folclórico de Barreirinha. O Touro Azul e Branco alcançou o total de 379,9 pontos, enquanto que o Touro Branco, alcançou 379,2 pontos.

Em sua história, o Festival de Barreirinha começou como uma réplica do Festival de Parintins, com os bois também se chamando Caprichoso e Garantido. Mas aos poucos o evento da Princesinha do Paraná do Ramos, como a cidade é conhecida, começou a buscar identidade própria. O Caprichoso passou a se chamar Touro Preto e o Garantido, Touro Branco. Quem é Barreirinhense não esconde a alegria de conduzir suas cores e a inspiração no festival do município vizinho.

O Touro Branco de mestre Binica defendeu o tema: “Amazonia de encantarias”. Evoluiu com alegorias e itens individuais que impressionaram o povo vermelho e branco exaltando os povos da floresta, suas encantarias, tradição e suas lendas. Já o Touro Preto defendeu a temática “Celebração dos Povos da Floresta”, uma exaltação à história, diversidade cultural e lutas dos povos que vivem na Amazônia.

A tarde deste domingo foi de festa nas cores azul e branca em comemoração ao título do Festival. O vice presidente do Bumbá, Mário Carneiro, afirmou que a vitória do Touro Negro se deve a união de seus integrantes. “Isso se faz com união e planejamento. Tivemos muito trabalho, luta e superação e dedicamos essa vitória à nação azul que há muito tempo espera por esse título”, concluiu.

#campeao #tourobranco #festivaldebarreirinha #cultura #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura