
Iniciativa de jovens de Presidente Figueiredo é destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Por Sophia Guimarães*| Fotos: Arquivo Pessoal |
O município de Presidente Figueiredo ganhou destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) de 2025 com o projeto “Ecobarreira: Uma alternativa para a preservação dos igarapés amazônicos”.
Desenvolvido pelos estudantes Paulo Roberto Bastos Antunes, João Vitor Duarte Marinho e Kaiky Nascimento da Silva, sob a orientação dos professores Efraim Menezes de Lima Costa e Miécio de Oliveira Melquíades, o projeto se propõe a criar soluções sustentáveis para a preservação ambiental no município.
A iniciativa nasceu a partir da disciplina Projeto Integrador do curso técnico integrado em Eletromecânica do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos voltados para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Pesquisando sobre o tema, identificaram iniciativas semelhantes em artigos científicos e em outras regiões e decidiram adaptá-las para a realidade dos igarapés amazônicos.
O principal objetivo do projeto é desenvolver e instalar ecobarreiras nos balneários e igarapés de Presidente Figueiredo, promovendo a limpeza contínua desses ecossistemas e incentivando a sustentabilidade.
A maior conquista até o momento foi a instalação de uma Ecobarreira no Balneário Recanto do Rodival, no Km 13, da AM-240. A estrutura já realiza coletas semanais de resíduos sólidos, prevenindo a poluição dos rios.
A visibilidade conquistada com a participação na Febrace será utilizada para ampliar o projeto e expandir a instalação de ecobarreiras em outros igarapés do município. Como Presidente Figueiredo é um destino turístico, a iniciativa também pode contribuir para atrair mais visitantes preocupados com a preservação ambiental.
Febrace
A Febrace é a maior feira de ciências e engenharia pré-universitária do Brasil, promovida pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Embaixada Americana no Brasil e a Petrobras.
O evento foi realizado de 24 a 28 de março, em São Paulo, no Inova USP, no campus Cidade Universitária. A participação dos estudantes nesse evento é fundamental para fomentar o interesse pela pesquisa científica e incentivar jovens a seguirem carreiras na ciência, engenharia e tecnologia.
Esta é a segunda vez consecutiva que Presidente Figueiredo e o Ifam marcam presença na feira, um feito inédito para a cidade.
Benefícios
O projeto traz benefícios diretos para a comunidade, reduzindo a poluição dos igarapés e garantindo a preservação dos recursos hídricos. Além do impacto ambiental positivo, a iniciativa fortalece o compromisso da cidade com a sustentabilidade, impulsionando o turismo ecológico e aumentando a visibilidade do município como destino responsável.
Totalmente alinhado aos conceitos de meio ambiente e turismo sustentável, o projeto reforça o compromisso ambiental da cidade e incentiva práticas que minimizam os impactos negativos do turismo sobre os ecossistemas locais.
A participação no evento e o sucesso do projeto podem inspirar outros estudantes a se envolverem com inovação e empreendedorismo. Mostrar que pesquisas e iniciativas sustentáveis podem levar a oportunidades de destaque nacional motiva jovens a explorarem a ciência e a tecnologia.
O projeto contou com o apoio fundamental do Ifame do Recanto do Rodival, que forneceu o espaço para a instalação da primeira Ecobarreira. Além disso, a comunidade se mobilizou para viabilizar a viagem dos estudantes para São Paulo, permitindo que apresentassem sua ideia na Febrace.
Além de preservar o meio ambiente, a iniciativa impulsiona o turismo sustentável e promove uma cultura de responsabilidade ambiental na região. Com a expansão do projeto, a cidade pode se tornar referência na preservação de rios e igarapés, atraindo mais investimentos e turistas comprometidos com a sustentabilidade.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo
Oferecimento:

