Conheça a trajetória da artesã que tem se destacado em Rio Preto da Eva em parceria com suas duas filhas
Por Laylla Alencar*|
Fotos: Arquivo pessoal de Adrielly |
Em Rio Preto da Eva, Adriely de Jesus Carvalho, 30 anos, tem no artesanato não apenas a sua fonte princiapl de renda, mas também uma ferramenta de educação para as suas duas fihas Maria Clara, 13 anos e Maria Luiza, 9 anos, que tem se detacado no município ao produzir e vender acessórios feitos com miçangas.
A trajetória das duas irmães teve início em 2021, quando tinham 11 e 7 anos de idade, respecticavamente, e tiveram a ideia de abrir uma lojinha online para a divulgação e venda dos seus produtos.
Entretanto, com o tempo, o entusiasmo inicial encontrou obstáculos. A queda de clientes e o acúmulo de produtos não vendidos desanimaram as crianças. Porém, em dezembro de 2023, a reviravolta aconteceu quando a mãe das garotas decidiu revitalizar a página, promovendo uma mudança na identidade visual da loja.
Enquanto as pequenas empreendedoras exploram o mundo das miçangas, Adriely tem um empreendimento que envolve trabalhos manuais feitos com Etileno Acetato de Vinila (E.V.A). Sua jornada no artesanato começou através de sua avó, Dona Mundinha Macaxeira, de Manicoré-AM, que hoje não está mais entre nós.
Superando obstáculos
A vida de Adriely teve desafios significativos. Aos 16 anos, ficou grávida de sua primeira filha, Maria Clara. Já no ano de 2022, seu filho caçula, passou por um longo período na UTI e uma internação prolongada no Hospital da Criança ICAM. Hoje, seu filho mais novo tem 1 ano e 7 meses.
Moradora do Ramal Paraiba na Comunidade Rio Jordão, Adriely participa de um grupo chamado “Mãos e Artes”, composto por mulheres empreendedoras de baixa renda. Ela destaca que no grupo, as mulheres se apoiam, compartilham experiências e, acima de tudo, se solidarizam para superar desafios.
Além do E.V.A, Adriely é versátil em suas habilidades, envolvendo-se em bordados ponto cruz, personalização de havaianas com pérolas, confecção de tiaras e laços, acessórios com macramé, bijuterias e peças em miçangas.
Sua dedicação e versatilidade se refletem também em sua outra página de trabalho em E.V.A, intitulada @atelie_drikaevarts.