Esporte como paixão: conheça o atleta de vôlei André Bastos, natural de Codajás
Por Ellen Mariany*
Foto: Arquivo pessoal
Aos 17 anos, o atleta codajaense André Bastos Perote vem crescendo nas quadras de vôlei Manaus. Ele começou sua trajetória, em 2019, quando foi chamado para representar Codajás nos jogos escolares em Coari.
Vindo de uma família de jogadores de vôlei, ainda no mesmo ano, seu irmão foi convocado para jogar em Manaus e competir fora, o que serviu como exemplo para que começasse a sua relação com o esporte.
“Ser feliz é fazer o que gostamos. Estar em paz e estar feliz, também é deixar voar quem amamos. Aprendi amar o vôlei através dos meus filhos, vejo que vôlei é vida e a vida tem que ser vivida”, disse Marineufas Bastos Perote, mãe do atleta.
Por em Codajás não ter tanto apoio voltado a atletas de base, André buscou aprender sozinho a jogar, treinando na quadra da igreja da cidade. A partir daí, o vôlei se tornou um sua paixão.
Em novembro de 2021, André fez uma seletiva em uma instituição, onde conseguiu passar e hoje, representa o lugar e o Amazonas pela seleção de base. Com o objetivo de ser convocado pela seleção e alcançar pódio em campeonatos brasileiros, ele busca através de muito treino e persistência realizar todos esses sonhos.
“O vôlei significa muito para mim. É um esporte que me traz alegria, desafio e a oportunidade de me conectar com outras pessoas do Brasil. A atmosfera vibrante das partidas, a estratégia envolvida no jogo e a sensação de trabalho em equipe são aspectos que me encantam no vôlei”, disse ele.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Codajás