Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Eletrodomésticos mais econômicos são opção para quem busca economizar na fatura

Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Foto: Divulgação/Electrolux|

No Amazonas o aumento da tarifa de energia passou por vários ajustes desde outubro de 2021, quando a tarifa ficou 15,99% mais cara, ajuste esse estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse aumento pesou no bolso do amazonense, visto que o consumidor também paga a bandeira tarifária 2 pela crise hídrica, resultando em um custo adicional de R$ 14,20 a cada 100KWh.

Após os constantes aumentos no preço da conta de energia, o consumidor tem que pensar em formas de economizar para não pagar tão caro. Dicas como optar por eletrodomésticos mais eficientes são uma boa opção na hora de economizar.

Na compra dos eletrodomésticos, é necessário conferir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), observando a eficiência dos aparelhos em uma escala que vai do menos eficiente (simbolizado pela letra C) até o mais eficiente (simbolizado por A+++), podendo ter uma ideia do impacto que o eletrodoméstico irá causar na conta de energia.

Quando pensamos em vilões na conta de energia, pensamos em colocar a culpa nos eletrodomésticos, como por exemplo o ar-condicionado. Mas com as atuais tecnologias, os eletrodomésticos se tornam aliados para uma jornada mais sustentável para o consumidor.

A Electrolux, líder em produtos com eficiência, economia e durabilidade, possui os ar-condicionados com a tecnologia Inverter e a função Eco, responsáveis por máxima performance, com resfriamento 38%1 mais rápido2, tripla filtragem que elimina 99%3 das bactérias do ar, ultra silencioso e com eficiência energética 70%1 maior.

A tecnologia Inverter permite que o aparelho trabalhe em altas rotações quando ligado, reduzindo gradativamente até chegar na temperatura escolhida, diminuindo o tempo de resfriamento do ambiente e mantendo a temperatura confortável com performance silenciosa, por meio da função Eco, proporcionando soluções que ajudam a cuidar do planeta.

O desperdício de recursos naturais causa muitos problemas ao meio ambiente e na vida das pessoas. A água está diretamente ligada à energia elétrica, tendo em vista que a principal fonte de energia brasileira são as hidrelétricas, então se não há água para a geração de energia, o impacto ambiental é ainda maior, pois as opções não renováveis entram em cena.

Mais da metade da energia utilizada no Brasil, vem de fontes renováveis, como a energia hídrica que produz a maior parte de energia para o país, que mesmo sendo renovável, ainda causam muitos impactos socioambientais, como a mudança do curso dos rios, a alteração dos solos e a mudança na biodiversidade aquática dos rios, que são problemas comuns neste tipo de geração de energia.

O consumo consciente é importante para evitar o esgotamento e a escassez dos recursos naturais, comprometendo o equilíbrio do meio ambiente. Conforme utilizamos menos energia elétrica e água, prolongamos a saúde do planeta e usamos as fontes renováveis e não renováveis com sabedoria e da forma mais sustentável possível.

Por isso, a Electrolux, além de proporcionar design e praticidade com seus os eletrodomésticos, também reforça o compromisso com a sociedade e com o planeta, desenvolvendo uma jornada sustentável para os seus consumidores, com operações que contribuem para a economia de materiais, energia e água, produtos mais eficientes que respeitam o meio ambiente, além de conversas com o consumidor, por meio de suas campanhas, para estimular o consumo consciente e redução de desperdícios, além de serviço que estimula o descarte correto e responsável de eletrodomésticos no fim de sua vida útil.

Na operação, a empresa tem metas que podem realmente melhorar o planeta, como a redução de 85% da emissão de carbono nas operações até 2025 e atingir a neutralidade climática até 2030. Até 2050, a Electrolux pretende ser neutra com relação ao clima em toda a sua cadeia de valor, desde fornecedores ao uso dos produtos pelo consumidor.

Além disso, a empresa prevê a redução de 25% das emissões de CO² vindos da utilização dos produtos até 2025, a utilização de 50% de plástico reciclado nos produtos até 2030 e já atingiu o uso de 100% de energia renovável nas suas operações na América Latina.

Em produtos, a Electrolux oferece ar condicionados com tecnologia Inverter que reduzem em até 70%1 o consumo de energia, refrigeradores com tecnologias AutoSense e Inverter que reduzem em até 45%4 o consumo de energia, máquinas de cuidar com tecnologia Jatos Poderosos que economizam até 50 litros de água por ciclo de lavagem5, lava-louças que reduzem em até 92% o consumo de água quando comparados a lavagem manual6 e os fornos de embutir com a exclusiva tecnologia PerfectCook360 que assa até 50%7 mais rápido e tudo por igual, e com Cavidade Selada, que permite um melhor isolamento térmico por meio de uma estrutura com cantos arredondados que retém toda a temperatura dentro do forno.

Sobre a Electrolux

Originária de Estocolmo, na Suécia, em 1919, a empresa centenária é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, presente em 120 países e com mais de 60 milhões de produtos vendidos por ano. Começou as atividades com a criação do aspirador de pó, oferecendo soluções completas para os consumidores, repletas de inovação e tecnologia.

Chegou ao Brasil em 1926, vendendo seus aspiradores e enceradeiras, porta a porta, atualmente possui 7 fábricas na América Latina, nos países da Argentina, Brasil e Chile, com aproximadamente 9 mil colaboradores. Duas fábricas em Curitiba, uma em São Carlos e uma em Manaus, onde iniciou as atividades em 1998, com a Electrolux da Amazônia.

Possui metas claras em relação à sustentabilidade para construir um futuro melhor e mais sustentável. Em 2019, lançou globalmente o programa Better Living, composto por 4 metas principais que tem como objetivo garantir melhor qualidade de vida com menos impacto ambiental, para consumidores e sociedade.

1 Conforme testes internos realizados de acordo com a Portaria Inmetro n º234/2020, comparando produtos com tecnologia Inverter e tecnologia convencional de 12.000Btu/h.

2 Valores máximos de até 38% de refrigeração mais rápida são baseadas em testes internos, usando norma técnica ISSO 5151, comparando-se um modelos Inverter 09k BTU/h com modelo não Inverter de mesma capacidade. Os valores de performance de refrigeração variam de acordo com o modelo do equipamento, condições de uso, manutenção e instalação.

3 Testado nas bactérias Escherichia coli e Staphylococcus

4 Em relação ao mínimo para a classificação A do Inmetro

5 Considerando-se a ativação da função Perfect Wash no programa Normal, comparada com a LAC16.

6 A lava louça usa 12L de água numa lavagem, são necessários 117 litros para lavar a mesma quantidade de louças a mão. 15min de torneira meio aberta por dia lavando na pia, ou 117 litros / 15min=7,8 litros/min ou 0,13 litro/s, segundo a SABESP

7 Conforme testes internos realizados, 50% foi atingido no modelo OE4EH e 30% nos modelos OE8EH, OE8GH, OE8GF, OE8EF.

Oferecimento:
Últimas notícias em Meio Ambiente