Projeto Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol leva a sétima arte a Iranduba neste sábado
Por Redação|
Fotos: Divulgação|
O Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol chega neste sábado (15/06) à Praça dos Três Poderes, no município de Iranduba, às 19h. Esta é a terceira edição do projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao cinema e popularizar a produção audiovisual regional e temas amazônicos, levando sessões de cinema a lugares de difícil acesso, de maneira sustentável e inclusiva, para comunidades onde o custo de um ingresso de cinema muitas vezes não cabe no orçamento.
As ações desta edição começaram no dia 1º de junho, levando atividades culturais gratuitas para a comunidade indígena Sahu Apé, da etnia Sateré Mawé, em Manacapuru. Depois, seguiram para outras cidades do interior do estado, passando por Iranduba e Rio Preto da Eva.
A magia e nostalgia de uma sessão de cinema ao ar livre, com uma tela gigante, som de primeira e uma pipoca na mão, puderam ser sentidas pelas crianças da comunidade indígena Sahu Apé, da etnia Sateré Mawé, no quilômetro 34 da rodovia AM-070 (Manoel Urbano), em Manacapuru, na primeira sessão do projeto, em 1º de junho, de maneira gratuita. Ao final da exibição, as crianças indígenas ainda participaram de sorteios de vários brindes.
Energia solar
Estão previstas 12 exibições de cinema ao ar livre, movidas por energia solar, nas regiões periféricas da cidade e em alguns municípios do interior do estado. Além das exibições dos filmes, os participantes assistem a palestras sobre a utilização de energia limpa e metodologias de conservação e preservação do meio ambiente.
Segundo a idealizadora da ação, a jornalista e engenheira eletricista Liliane Costa, o evento busca valorizar a produção cinematográfica regional amazonense e temas de conservação e preservação da Amazônia. As exibições usam a energia do sol, por meio de placas solares, para fornecer toda a eletricidade necessária em lugares de difícil acesso. Ela afirma que, para cada exibição, são projetados curtas e médias-metragens, de classificação livre, para atender principalmente o público infantil.
“Fazer um evento como este não é uma tarefa fácil, mas é extremamente gratificante. Assim como as nossas baterias do motorhome são recarregadas por meio do sol para garantir toda a energia para as exibições, nossas baterias emocionais são carregadas ao ver o sorriso de cada uma dessas crianças. Toda gargalhada faz cada esforço valer a pena, é muito gratificante”, relata Liliane.
Entre os filmes exibidos estão o curta-metragem infantil “Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari”, de Andrei Miralha e Petrônio Medeiros, e o documentário “Amazônia Pura Essência”, de Liliane Costa.
O Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo para ações audiovisuais e está sendo realizado com o patrocínio do Conselho Cultural do Amazonas, Secretaria de Estado, Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do Instituto Comunidade em Foco e RVA Engenharia.
*Com informações da assessoria