Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Com tema ‘Segredos do Coração’, Garantido empolga galera e encerra primeira noite do festival de Parintins

Por Alexandre Pequeno* |
Fotos: Raine Luiz |

Garantido encerrou as apresentações da primeira noite do 57º Festival de Parintins na disputa pelo título de campeão que não conquista desde 2019. Apesar de um incidente com pequeno foco de chamas na alegoria do ritual “Transcendência Kanamari”, o bumbá concluiu a apresentação com êxito.

Com o tema “Segredos do Coração”, o bumbá empolgou a galera com suas toadas, alegorias e itens individuais.

O bumbá iniciou a apresentação da noite “Menina dos olhos do mundo” com um módulo exaltando o tema escolhido para 2024. Da alegoria, surgiu a Porta-Estandarte Livia Christina.

A Lenda Amazônica “Noçokem” foi um dos momentos de maior destaque da noite ao trazer a cunhã-poranga Isabelle Nogueira para evoluir na arena ao som de “Isa-A-Bela”. Em seguida, a cunhã ganhou um verso do amo do boi, João Paulo Faria.

Já o momento folclórico “Beija-flor – origem ancestral” trouxe o dono da festa vermelha, Boi Garantido, para fazer sua evolução para a galera. Em seguida, a sinhazinha Valentina Coimbra surgiu do meio do séquito para sua performance.

Momento tradição Garantido

Homenageando a matriarca da família Monteverde, a Figura Típica Regional “Ribeirinhas” mostrou a história de Alexandrina Monteverde, mulher que guiou sua comunidade do final do século 19 até os últimos dias de sua vida e emprestou seu nome ao lugar, um aquilombamento afro-indígena e ribeirinho na cidade de Parintins.

O ritual “Transcendência Kanamari” foi responsável por encerrar a apresentação encarnada, trazendo o pajé Adriano Paketá em sua batalha para neutralizar as forças maléficas que afligem seu povo.

#cultura #garantido #primeiranoite #festivaldeparintins

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura