Tradicional ‘Belezão’ saúda torcedores do Garantido na segunda noite do 57º Festival de Parintins
Por Alexandre Pequeno*
Fotos: Divulgação/Secom
Em momento emocionante, Garantido trouxe o maior “Belezão” de sua história para saudar o público presente no 57º Festival de Parintins, neste sábado (29/06), no Bumbódromo.
A aparição da alegoria que amplifica o próprio bumbá surge após canto de Maria Monteverde, filha de Lindolfo Monteverde, fundador do brinquedo de pano. Ela entoou um canto ao lado de João Paulo Faria, Amo do Boi.
Deste módulo, o próprio Garantido surge para evoluir com a vaqueirada. Em seguida, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, também surgiu para sua evolução.
A apresentou iniciou com um módulo alegórico que trouxe a Porta Estandarte Livia Christina para delírio da galera encarnada.
A Lenda Amazônica apresentada pelo Garantido, “As Icamiabas”, trouxe grandes módulos para representar o mito das lendárias Amazonas. A aguardada Cunhã-Poranga Isabelle Nogueira surgiu do módulo central da alegoria, que simulou uma grande ossada animalesca.
Em “Os Vaqueiros”, Garantido defendeu o item Figura Típica Regional e mostrou os profissionais que atuam na interação com campos, florestas, lagos e rios.
Para encerrar a apresentação, Garantido apresentou o Ritual “Huni-Kuin” com alegoria gigantesca que projetou diversos animais híbridos e grandes insetos. Da alegoria, o Pajé Adriano Paketá surgiu para finalizar a apresentação do bumbá na arena.