Professor Fábio Madruga Rubin: uma trajetória dedicada à educação em Ariquemes
Por Mayssa Ludmilla* |
Fotos: Arquivo Pessoal |
A história do professor Fábio Madruga Rubin, de 43 anos, é um exemplo de compromisso com a educação pública. Natural de São João de Meriti (RJ), Fábio reside em Ariquemes há 34 anos e após uma trajetória de dedicação no magistério é, atualmente, diretor na Escola de Ensino Rural Henrique Dias.
Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Fábio é especialista em informática na educação e em educação de campo. Sua trajetória profissional começou muito antes de ele ingressar no serviço público. No final dos anos 90, enquanto cursava o ensino médio na cidade de Machadinho do Oeste, Fábio já mostrava uma inclinação natural para o magistério.
Naquela época, ele tinha duas opções de formação: o colegial, que preparava para o vestibular, e o magistério, um curso profissionalizante que habilitava a ensinar na educação infantil e nas séries iniciais.
A escolha pelo magistério foi impulsionada pela experiência que Fábio já tinha como professor da escola bíblica dominical na Primeira Igreja Batista em Machadinho do Oeste. “A motivação para fazer o magistério veio do desejo de aperfeiçoar minhas competências e habilidades como professor”, relembra.
Naquele momento, ele não imaginava que acabaria por se dedicar à educação pública. Trabalhava como auxiliar em um escritório de contabilidade e viu no magistério uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Mudança para Ariquemes
A mudança para Ariquemes, no final de 2016, marcou uma virada em sua carreira. Sem conseguir emprego na área de contabilidade, um conhecido sugeriu que ele levasse seu currículo à prefeitura, que estava com uma demanda urgente por professores. Fábio entregou o currículo no fim de semana e, na segunda-feira seguinte, já estava trabalhando na área da educação.
“Trabalhei um ano como emergencial e, no ano seguinte, em 2008, tomei posse no concurso. Estou até hoje”, conta com orgulho.
Sua trajetória na Escola Henrique Dias é emblemática. Fábio trabalhou como coordenador do laboratório de informática, implementando tecnologias que melhoraram significativamente o aprendizado dos alunos. Depois, atuou como coordenador pedagógico durante oito anos, sempre com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade. Em janeiro de 2024, aceitou o desafio de assumir a direção da escola.
“Ser diretor é um grande desafio. Além da responsabilidade pedagógica, há também a necessidade de gerenciar questões financeiras e administrativas”, explica.
Fábio está aprendendo a equilibrar essas demandas com a mesma dedicação que sempre teve com a educação. Ele é responsável pela compra de materiais de limpeza e alimentação, pela contratação de pessoal e pelo cuidado com toda a infraestrutura da escola, além de monitorar os resultados pedagógicos dos estudantes e fazer os encaminhamentos necessários.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes